top of page

Franquias: um negócio que caiu no gosto do consumidor do DF



O setor de franquias no Distrito Federal segue aquecido e em ritmo acelerado, impulsionado pelo ambiente econômico favorável aos investimentos. No último semestre, o segmento registrou uma expansão de 14,6% em relação ao mesmo período de 2023, movimentando mais de R$ 2,7 bilhões na capital. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No DF, 4,6 mil franquias estão em operação atualmente. Um setor que caiu no gosto do consumidor do Distrito Federal. Entre as áreas com melhor desempenho na capital federal estão alimentação, seguido de saúde, beleza e bem-estar, e em terceiro lugar, moda, ainda segundo a ABF.

Um dos exemplos de franquia de sucesso no DF é a rede Fast Escova, que se tornou sucesso com o conceito de serviços de salão de beleza sem hora marcada. Proprietária de seis unidades no Distrito Federal, Priscila Paim explica que o modelo de negócio de franquias é uma boa oportunidade para quem deseja empreender. “Atualmente, contamos com 120 colaboradores, entre cabeleireiros e manicures. Nossa expectativa é aumentar esse número para 150 até o final do ano, com a expansão das franquias", explica.

A rede de academias Slim Fit, comandada por Débora Flores, é outro case de destaque no setor de franquias no Distrito Federal. Com 19 unidades em operação e mais de 100 funcionários, a empresária conta que se impressionou com o sucesso do negócio. 

“Atualmente, temos 13 unidades em Brasília, duas em Goiânia, uma em Florianópolis, uma em Teresópolis, e uma em Unaí (MG). Acabamos de fechar contrato para nossa chegada em São Paulo. Nossa meta é atingir 50 unidades até 2025”, conta Débora. “Acredito que esse crescimento das franquias reflete o aumento da demanda por opções de saúde e bem-estar, especialmente em um ambiente pós-pandemia”, acrescenta.


Setor Imobiliário

Outro exemplo de sucesso e em expansão no DF é a RE/MAX DF, uma rede global de franquias imobiliárias, especializada na intermediação de compra, venda, aluguel e administração de imóveis. A empresa existe há 51 anos, é a maior marca do mundo no setor imobiliário, está presente em mais de 110 países com 9 mil franquias e cerca de 150 mil corretores associados. 

“É uma rede muito forte e o grande diferencial é que ela exatamente traz um know-how para a estruturação das imobiliárias e o desenvolvimento dos corretores. Hoje, são 324 corretores aqui em Brasília, associados a 19 franquias no Distrito Federal, o que mostra a valorização do setor de franquias, também no mercado imobiliário”, destaca Leonardo Guerra, franqueado regional da RE/MAX DF.


Cenário nacional 

No Brasil, o número de novas franquias subiu 4,3% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 183.151 operações em funcionamento em todo país. No mesmo período, segundo a ABF, o número de trabalhadores nas redes de franquias aumentou 3,85%, alcançando 1,67 milhão de empregos no Brasil. No Distrito Federal houve um crescimento de 1,8%, o que representa 41.373 empregos.


Comments


bottom of page