top of page

Exposição “Ficções Corporais” fica em cartaz até dia 12 de janeiro


A partir da dança contemporânea e das artes visuais, o projeto “Sobre” investiga fabulações de corpos possíveis, com reflexão sobre o corpo feminino e as construções históricas e sociais que o atravessam. Com estes motes e mistura de linguagens artísticas, a artista e pesquisadora Déborah Alessandra criou a exposição “Ficções Corporais”, uma mostra que busca criar um espaço de reflexão e diálogo sobre as diversas formas de apreensão do corpo, desafiando as lógicas sociais que o cercam e instaurando um pensamento de emancipação simbólica do corpo-território feminino.

A exposição que estrou de forma presencial no Varjão poderá ser conferida até o dia 12 de janeiro de 2025 de forma on-line, com acesso para todos os públicos de qualquer local do Mundo. Confira no site: https://www.ficcoescorporais.com.br/ . A visita ao site está adaptada para uso de aplicativo leitor de tela e disponibiliza audiodescrição das obras. Gratuito. Classificação livre.

Segundo Déborah Alessandra, a iniciativa é especialmente relevante em um contexto em que as representações do feminino muitas vezes reforçam relações desiguais de poder. A pesquisa articula-se com conceitos contemporâneos de gênero e busca extrapolar binarismos que limitam a compreensão das identidades femininas.

Ficções Corporais parte de enunciações corporais que cogitam possibilidades de fissura nas subjetividades das pessoas, de modo a redimensionar as noções de corpo feminino, criando novas mitologias corporais e sociais", explica Déborah.

O trabalho tem um caráter híbrido, já que além de se situar no que se entende por arte contemporânea, pode ser entendido também como sintoma de um contexto social baseado no acesso, na produção e na disseminação de informações e de imagens de forma rápida e ampla. “O que proporciona atravessamentos e contaminações e exerce grande influência sobre os modos de perceber, pensar, dialogar, interagir e expressar-se na sociedade”, ressalta.

O projeto contou ainda com residência artística com Lua Cavalcante, que se coloca como um ser artístico, político e pedagógico, propondo reflexões sobre quais lugares reais e encantados ela habita e opera. A exposição conta com expografia e curadoria de Maria Eugênia Matricardi, doutore pela Universidade de Brasília (UnB) e artista que pensa o corpo por via do nomadismo, seja como deslocamento geográfico ou subjetivo. Ambas as artistas têm trabalhos que estabelecem relações conceituais e poéticas com “Ficções Corporais”. 

Sobre a artista e idealizadora -Déborah Alessandra é atriz, bailarina, coreógrafa e diretora. Tem pesquisado as artes contemporâneas da cena e seus desdobramentos nos diversos trabalhos que executa e nos grupos artísticos por onde tem passado. Tem interesse pelos trabalhos multimídias e pela intersecção entre diversas linguagens, o que a faz acumular trabalhos de palco, de galeria, de rua e de vídeo. Suas criações partem da investigação sobre as relações entre corpo e política.

 

FICHA TÉCNICA

Criação, Pesquisa e Coordenação Geral: Déborah Alessandra

Coreógrafa, Bailarina e Videomaker: Déborah Alessandra

Curadoria: Maria Eugênia Matricardi

Residência Artística: Lua Cavalcante

Direção de Produção: Aline Cardoso

Produção Executiva: Tarcísio Paniago

Assistente de Produção: Ana Matuza, André Campos

Sonorização: Débora Zimmer

Coordenadora Editorial e Arte Gráfica: Camila Torres

Coordenador Pedagógico: Rogério Luiz

Assistente pedagógica: Déborah Alessandra

Monitoria da Exposição: André Campos e Philipe Gottelib

Montagem: Matilha - Marley Oliveira e Giba Cançado

Montagem de vídeo: Jefferson Landim

Assessoria de Imprensa: Clara Camarano

Mídias Sociais: Jesso Alves

Consultor de audiodescrição e acessibilidade digital: Milton Peres

Especialista em Acessibilidade e Intérprete de Libras: Iury Ferraz

Audiodescrição: Fernando Franq

Mediadora Roda de Conversa: Maria Eugênia Matricardi

Arte-educadora (oficina): Déborah Alessandra

Fotografia: Tarcísio Paniago

Cinegrafista: Tarcísio Paniago

 

Serviço: Exposição “Ficções Corporais” fica em cartaz até o dia 12 de janeiro

Data: Até 12 de janeiro de 2025


Comments


bottom of page