top of page

Exposição de José Maciel participa do projeto Portas para a Arte da Fundação Bienal do Mercosul


O projeto Portas para a Arte, promovido pela Fundação Bienal do Mercosul, chega à sua segunda edição e, nesta oportunidade, amplia sua representatividade ao convidar pela primeira vez uma galeria de Brasília para fazer parte da programação. A Galeria José Maciel.Art foi escolhida para integrar o evento com a exposição "ECOS DA MEMÓRIA", que será inaugurada no dia 3 de abril. O “Portas para a Arte” visa transformar Porto Alegre em uma grande galeria a céu aberto, com exposições realizadas em diversas galerias da cidade, ampliando o ambiente da 14ª Bienal do Mercosul, que acontece na capital gaúcha, de 27 de março a 1º de junho. Esse ano, a Fundação Bienal ampliou as fronteiras e contará com a participação de duas galerias de Santa Catarina e uma de Brasília, representando a capital do Brasil no evento. 

A mostra "ECOS DA MEMÓRIA" apresenta uma seleção de obras de José Maciel, artista e fundador da galeria, que explora de forma única as memórias pessoais e coletivas, conectando passado e presente por meio de sua arte. Com curadoria de Cláudio Pereira e Danielle Athayde, a exposição contará com obras inéditas criadas, especialmente, para o projeto. São pinturas, desenhos e peças com seixos rolados, refletindo uma profunda conexão do artista com sua trajetória e suas memórias.

José Maciel, advogado e artista plástico, expressou sua alegria e orgulho ao participar do evento: "Como gaúcho, é uma grande honra fazer parte do Portas para a Arte-Fundação Bienal do Mercosul, que esse ano expandiu seu alcance e incluiu Brasília na programação, o que torna minha participação ainda mais especial", comenta o artista.


Sobre o artista

Além de advogado, José Maciel é um artista plástico com uma trajetória marcada por um vínculo profundo com a arte. Desde jovem, teve a oportunidade de conviver com grandes mestres como Iberê Camargo, cujas influências moldaram seu olhar artístico. Sua obra é caracterizada por uma expressividade única, que conecta o pessoal ao universal. Maciel já expôs em espaços renomados como o Espaço Oscar Niemeyer, CasaPark, e no Instituto Pernambuco Porto, em Portugal. Em setembro de 2024, o artista inaugurou seu atelier-galeria em Brasília, um espaço dedicado à sua criação, e lançou seu site oficial (www.josemaciel.art) para facilitar o acesso às suas obras e ampliar sua presença no mercado de arte.


Serviço:

Exposição: ECOS DA MEMÓRIA

Onde: Galeria JoséMaciel.Art/ SHIS QI 05, Chácara 71, Lago Sul

Horário: 19:30h


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page