top of page

Estudante brasiliense que fez vaquinha consegue patrocínio e participará de simulação da ONU em Harvard



O estudante Yago Montenegro Romão, do 3º ano do ensino médio, está prestes a realizar um grande sonho: representar o Brasil no Modelo das Nações Unidas de Harvard (HMUN), nos Estados Unidos. Após iniciar uma vaquinha on-line para os altos custos da viagem, Yago chamou a atenção e conquistou o apoio completo da Hayek Global College, faculdade internacional com sede em Brasília, que se sensibilizou com sua determinação e iniciativa do estudante.

Quando recebi a mensagem da Hayek no celular, fiquei surpreso. É a realização de um sonho. Essa simulação de Harvard é a maior da categoria para alunos secundaristas, e participar é um desafio enorme, especialmente para brasileiros, devido aos custos de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e emissão de documentos. Agora, com o apoio da Hayek, estou pronto para embarcar nessa experiência transformadora”, compartilha Yago.

Desde 2022 até hoje, ele já participou de 18 simulações da ONU. “Quero fazer Relações Internacionais e ser diplomata. Esses eventos são fundamentais para treinarmos habilidades de negociação e oratória”.


Um evento de impacto global

O HMUN acontecerá nos hotéis Sheraton e Marriott, em Boston, Massachusetts, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025. O evento reúne representantes de diversos países para discutir questões globais, como a crise climática e o avanço das inteligências artificiais (IAs).

A inscrição de Yago foi aprovada por uma delegação brasileira selecionada pela Universidade de Harvard. Ele participará do comitê do Pacto de Varsóvia, debatendo, sob a perspectiva de 1968, como os membros do tratado deveriam reagir ao desenvolvimento da inteligência artificial pela OTAN. “Descobri o HMUN nas redes sociais e fiquei impressionado com os relatos de delegados que descrevem essa experiência como transformadora. Desde então, participar do evento tornou-se um objetivo pessoal”, conta Yago.


Apoio que transforma sonhos em realidade

Para Edson Agatti, diretor executivo da Hayek Global College, apoiar iniciativas como a de Yago está alinhado à missão da instituição. “A Hayek tem como propósito formar líderes globais comprometidos em transformar suas comunidades e o mundo. A determinação de Yago nos inspirou, e temos certeza de que essa experiência ampliará seus horizontes e fortalecerá habilidades fundamentais para o futuro. E o sonho do Yago é muito parecido com o nosso. Sonhamos em fazer com que mais jovens consigam ter a chance de ter uma educação internacional, com experiências e vivências em universidades de ponta nos EUA”, diz Edson.

Essa será a primeira viagem internacional de Yago, que, além de se preparar para o evento, está animado para conhecer a Universidade de Harvard e explorar os encantos de Boston, incluindo a neve, algo que verá pela primeira vez.


Jornada inspiradora

A Hayek acompanhará e documentará cada etapa da experiência de Yago na simulação, compartilhando sua trajetória nas redes sociais. A iniciativa visa inspirar outros jovens a sonharem alto e buscarem oportunidades muito além do Brasil.

Minha expectativa é que essa seja uma experiência inesquecível, tanto pelo aprendizado quanto pelas vivências únicas que terei. Sou imensamente grato à Hayek por tornar isso possível”, afirma Yago.


Comments


bottom of page