Estilistas do DF apresentam coleções inspiradas pela inteligência artificial
O projeto Sense Moda Criativa monta sua passarela neste sábado (23 de novembro) no Museu Nacional da República para apresentar mini coleções de cinco novos talentos da moda do Distrito Federal. Os estilistas passaram por uma seleção e receberam a curadoria de três profissionais reconhecidos para a criação das coleções que são mostradas ao público a partir das 16h. Para acompanhar, a entrada é gratuita.
Em sua terceira edição, o Sense Moda Criativa tem a missão de proporcionar estrutura para que novos estilistas possam apresentar profissionalmente o seu trabalho. Cada um deles recebeu orçamento de R$ 5 mil para a aquisição de insumos e financiamento de mão de obras para apresentar um mínimo de seis looks na passarela, com luz, ambientação e sonorização ideais para a realização dos desfiles. O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).
Nesta edição, o tema proposto para os designers foi a inteligência artificial (IA) e como ela pode contribuir para o trabalho de quem produz moda, sem que ela substitua o poder criativo que somente a inteligência humana possui. Cada estilista escolheu como usar ferramentas de IA de uma forma, seja para ajudar na pesquisa de temas ou para transformar croquis em imagens 3D.
Os cinco finalistas passaram os últimos dois meses sob a tutela de profissionais com carreiras estabelecidas na moda do DF: Fernanda Ferrugem, Rafaella Lacerda e Victor Hugo Soulivier. Com esse apoio, eles desenvolveram desde o conceito, passando pelos croquis até o acabamento de cada peça apresentada na passarela.
Para o idealizador do projeto, Igor Alessandro, a ideia é movimentar a moda criativa. “A moda no DF precisa ser mais valorizada e proporcionar mais oportunidades para esses talentos se destacarem. Já temos talentos notáveis no mercado, e minha esperança é que possamos continuar a impulsionar cada vez mais os talentos locais”, explica o designer de moda.
Participam desta edição os estilistas Alice Alice com a coleção "Reflexos"; Edu Brito apresentando "Rayon"; Madison Parker, que mostra suas criações intituladas “Sombras da Luz”; Sairon Santos, que traz "Roupa como segunda pele"; e Zaia Angelo, com "Disfóricas.
Plataforma
O Sense Moda Criativa se consolida como uma plataforma que valoriza tanto a criatividade quanto a diversidade, incentivando cada designer a explorar e desenvolver sua própria identidade, seja no segmento comercial ou conceitual. “O projeto promove um ambiente onde os designers são encorajados a se aprimorar, independentemente da abordagem escolhida”, afirma Igor Alessandro, que também atua na cultura do DF como a drag queen Ayobambi.
De acordo com o criador do projeto, a missão é promover um impacto duradouro na carreira dos designers que se dedicam ao projeto. O Sense tem em seu histórico estilistas que tiveram as portas abertas para ter mais visibilidade e participar de diversas iniciativas. Entre elas a abertura de lojas próprias, colaborações com artistas já reconhecidos no mercado e participação em desfiles pelo Brasil.
SERVIÇODesfile Sense Moda Criativa - 3ª edição23 de novembro, sábado, a partir das 14h
No Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Entrada gratuitaInstagram: instagram.com/sensemodacriativa
Comments