Espetáculo infantil apresenta concepção inovadora ao integrar recursos de acessibilidade em encenação inclusiva
A criação da peça “Macarroa e a Muda” foi movida pela busca de uma linguagem teatral acessível a crianças com deficiência visual ou auditiva. No espetáculo, a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se apresenta integrada à própria interpretação da palhaça Macarroa (Nara Faria), trazendo o foco do público com deficiência auditiva diretamente para a cena, sem a mediação do intérprete de Libras. Um grande livro pop-up, confeccionado artesanalmente pela atriz, confere ainda mais ênfase na percepção visual e imagética da narrativa.
A perspectiva das crianças com deficiência visual também foi ponto central na criação. A dramaturgia utiliza o recurso da audiodescrição por meio da narradora em off da história, Dona Voz (também interpretada por Nara Faria). Um libreto texturizado é disponibilizado para as crianças com deficiência visual, possibilitando a percepção tátil de imagens correspondentes às do livro pop-up. A trilha sonora original sensível de Marcello Linhos preenche a ambientação sonora, com a delicadeza da viola caipira.
A atriz Nara Faria, responsável pela concepção geral da obra, explica o que a motivou: “Após várias experiências atuando e assistindo peças com recursos de audiodescrição e Libras, me senti instigada a buscar uma encenação em que o público com deficiência pudesse mergulhar na obra em si, sem dividir a percepção entre a peça e sua tradução”. E completa: “E para o público infantil em geral é uma oportunidade riquíssima de entrar em contato com essas linguagens de forma sensível e divertida”. Ela narra que, durante as apresentações, as crianças ouvintes reproduzem os sinais da Libras. “Acredito que despertar a curiosidade é um caminho possível para que um maior número de pessoas se interesse em aprender Libras ou saber mais sobre acessibilidade”.
Na história, a palhaça Macarroa está aborrecida por ser alvo de piadas por parte de seus amigos. Ao conversar com sua amiga Muda – uma planta – Macarroa deseja ser como ela para viver em paz. Seu desejo se realiza e ela se vê no lugar da amiga. Este inusitado exercício de empatia transforma sua visão do mundo e de si mesma. A peça proporciona uma reflexão sadia sobre as diferentes percepções de mundo, incluindo as das pessoas com deficiência.
O espetáculo convida o espectador ao questionamento sobre sua própria noção de normalidade, e nada mais coerente com a temática do que a figura do palhaço. “Desajustado por natureza, o palhaço é uma caricatura do ser humano: uma exacerbação de seus traços, sua sensibilidade e suas limitações. O palhaço nos permite tanto rir de nossa própria pequenez, nosso próprio ridículo, quanto nos comover com nossa potencial grandeza enquanto seres humanos”, reflete Nara. “A presença da personagem Muda, uma planta, destaca a necessidade de uma melhor relação do ser humano também com os seres de outras espécies, com o meio ambiente em si”. O espetáculo busca assim sensibilizar o público para o respeito à diversidade de forma ainda mais abrangente.
A montagem contou com a consultoria de Clarissa Barros e Tatiana Elizabeth, profissionais de acessibilidade cultural. O material gráfico, também acessível, apresenta banner tátil e programa da peça em linguagem mista (ilustração e Braille unidos). O diretor convidado, Zé Regino, comenta: “Este é sem dúvida um dos trabalhos mais desafiadores dos quais eu participei nos últimos tempos. Temos muito a caminhar para chegarmos a uma sociedade inclusiva. Tenho aprendido muito, e existe um universo a ser desbravado”.
“Macarroa e a Muda” estreou em novembro e segue em temporada gratuita nas escolas públicas do DF durante o mês, em Ceilândia, Brazlândia, Varjão, Guará e Paranoá. O projeto conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.
FICHA TÉCNICA
Concepção geral | Atriz criadora: Nara Faria
Direção: Zé Regino
Trilha sonora original: Marcello Linhos
Consultoria em acessibilidade: Clarissa Barros e Tatiana Elizabeth
Agendamento: Todo Público
Gestão: V4 Cultural
Fotos: Diego Bresani
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