Especialista orienta sobre cuidados preventivos comanimais de estimação durante viagens
Em julho, muitas famílias aproveitam o período de férias escolares para viajar. Para os lares com pets, é preciso avaliar se é possível levar ou não o seu animal, e caso não, onde deixá-lo? Em ambas as alternativas, é necessário tomar alguns cuidados preventivos com o pet.
A veterinária Joana Barros, da Gaia Medicina Veterinária Integrativa e Pet Shop, faz um alerta aos tutores que pretendem levar seus pets em viagens. “Para viajar com o pet, é necessária uma avaliação clínica veterinária e emissão de atestado sanitário, que é válida por 10 dias. E é exigida principalmente em viagens de avião”, explica.
No Brasil, a legislação do atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos segue as recomendações e diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Há também um documento oficial para transporte animal, a Guia de Trânsito Animal (GTA), nela contém informações essenciais sobre o pet e a viagem, como a sua espécie, vacinas tomadas e rastreabilidade (de onde vem e para onde vai). O modelo de documento pode ser encontrado no site do Ministério da Agricultura e Pecuária, ele serve como uma declaração do veterinário que faz o acompanhamento da saúde do animal, atestando que ele pode ter contato com outros animais e pessoas.
Para quem vai viajar e decidiu deixar o seu animal em hotel, a veterinária Joana Barros ressalta que é necessário que as vacinas estejam em dia. “A exigência varia de hotel para hotel, mas segundo a Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA), a vacina múltipla deve ser dada a cada 3 anos, antirrábica e vacina da “gripe canina”, anualmente. A vacina da giárdia não é recomendada por falta de comprovação científica que valha o risco de sua aplicação”, esclarece.
A veterinária também orienta sobre quando fazer um check up de saúde nos pets. “É importante fazer, anualmente, um check up de saúde nos cães e gatos que estão aparentemente saudáveis. Quando completam sete anos de idade, o ideal é fazer a cada seis meses uma avaliação clínica. Os exames a serem pedidos ou não, dependem da avaliação clínica da veterinária”, aconselha Barros.
Joana Barros é a médica veterinária à frente da Gaia Medicina Veterinária Integrativa e Pet Shop, localizada na Asa Norte. A clínica é especializada em medicina veterinária integrativa e naturalista, que busca aliar diversas ferramentas para tratar o todo e não só partes do problema.
Gaia Medicina Veterinária Integrativa
Endereço
Asa Norte CLN 215 BLOCO D, LOJA 55 - Brasília, DF
Telefones
(61)3968-6621
(61)98106-5506
Comments