top of page

Encontro lança livro com histórias de mestras e griôs do DF

No dia 16 de junho, domingo, a coletiva Casa Moringa realiza o 3º Encontro de Mestras e Griôs, reabrindo a sua grande roda entre guardiãs de tradição oral do Distrito Federal. Em 2024, o evento vai ocupar o santuário agroecológico do Sítio Geranium, em Taguatinga, das 14h às 22h30. A programação inicia com o lançamento do livro ‘Palavra de Mestra’, seguida de roda de prosa e apresentações de Dona Gracinha da Sanfona, Vereda dos Mamulengos, Bumba Maria Meu Boi, Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca e Mestra Martinha do Coco. A entrada é franca e aberta a todas as idades, com acessibilidade em Libras.


O Encontro de Mestras e Griôs reúne 13 guardiãs de saberes, fazeres e ofícios de tradição oral, que habitam diferentes RAs do Distrito Federal, propondo o compartilhar de histórias de vida e a valorização dos espaços sociais ocupados por essas mulheres. Fundamentado na Pedagogia Griô e dando continuidade à primeira e segunda edições (2018 e 2021), o encontro segue tecendo uma rede intergeracional entre mestras e as novas gerações, promovendo reflexões em torno de temas como memória, tradição oral, feminismos, ancestralidade e patrimônio cultural imaterial.


As 13 mestras participantes fazem parte da trajetória vivencial das integrantes da Casa Moringa. São mulheres que brincam em folguedos populares, guarnecem seus terreiros, botam bonecos, cantam, dançam, tocam, costuram, bordam, plantam, curam com ervas, realizam partos, cuidam de suas comunidades e representam a pluralidade da identidade cultural do DF. Mulheres de diversos estados, que ao longo de décadas migraram para Brasília em busca de sonhos e de uma nova vida, habitando regiões como Sobradinho, Taguatinga, Areal, Sol Nascente, Paranoá, São Sebastião, Samambaia e também Asa Norte. 



Palavra de Mestra


Neste ano, o encontro traz como destaque o lançamento do livro ‘Palavra de Mestra’, produção partilhada desenvolvida colaborativamente entre a Casa Moringa e as mestras convidadas coautoras: Tetê Alcândida, Nen Rocha, Martinha do Coco, Santina Azevedo, Mãe Cícera de Oxum, Mãe Baiana de Oyá, Dona Gracinha da Sanfona, Josefa Ataídes, Tamatatíua Freire, Maria Freire, Fernanda Machado e Val Santana. Com prefácio da educadora Líllian Pacheco e de Mestra Janja, a obra foi organizada por Keyane Dias, com coordenação pedagógica de Luciana Meireles, design gráfico de Nara Oliveira e fotografias de Adele de Fé.


No processo de construção da terceira edição do evento, cada mestra escolheu uma história que gostaria de contar para as futuras gerações. As histórias foram compartilhadas de forma oral em uma vivência pré-encontro e registradas no livro juntamente com biografias, fotografias e poesias em cordel. Publicado pela Avá Editora, o livro será distribuído gratuitamente ao público presente no lançamento e, posteriormente, em escolas, bibliotecas e instituições socioculturais que atuam com memória, patrimônio, culturas populares e tradicionais. 


Casa Moringa

A Casa Moringa é uma coletiva de teatro popular, encantarias e brincadeiras, fundada em 2011 por artistas e educadoras do Distrito Federal. Um ponto de memória e cultura itinerante criado com a missão de abrir novos espaços para o protagonismo da mulher e da diversidade de gêneros nas culturas populares. Fruto do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura, da Escola de Formação em Pedagogia Griô e do Mercado Sul de Taguatinga, propõe uma comunicação viva entre as tradições ancestrais, tecnologias, ciências e artes contemporâneas, brasis profundos, periferias e centros, através de uma abordagem criativa, vivencial e colaborativa. 


PROGRAMAÇÃO

14h: Lançamento do Livro “Palavra de Mestra”

14h30 às 18h: Grande Roda das Mestras 

18h30: Dona Gracinha da Sanfona 

19h: Vereda dos Mamulengos 

19h40: Bumba Maria Meu Boi 

20h30: Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca 

21h30: Mestra Martinha do Coco 


SERVIÇO

3º Encontro de Mestras e Griôs 

Quando: 16 de junho (domingo), de 14h às 22h30

Onde: Sítio Geranium -  Núcleo Rural de Taguatinga, Chácara 29 (via de ligação entre a Samambaia e o Setor QNL)

Classificação indicativa: livre


FICHA TÉCNICA

Concepção e curadoria: Luciana Meireles

Coordenação geral e design gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)

Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)

Coordenação administrativa: Alessandra Rosa

Coordenação pedagógica e mediação: Luciana Meireles

Coordenação de comunicação: Keyane Dias (Pareia)Assessoria de imprensa: Davi Mello (Pareia)

Social media: Araceli Silva e Valéria Diniz (Candiá)

Fotografia (livro): Adele de Fé

Fotografia (encontro): Adele de Fé e Matheus Nascimento

Organizadora e redatora (livro): Keyane Dias

Projeto gráfico e diagramação (livro): Nara Oliveira

Editora (livro): Avá  

Assistente de produção: Larissa Gonzaga

Cenografia: Tetê Alcândida, Thais Sampaio e Lua Cavalcante

Educadora e mediadora: Mariana Almeida

Registro audiovisual: Estúdio Gunga

Interpretação em Libras: Maleta Cultural

Apoio: Sítio Geranium

Mestras de tradição oral: Tetê Alcândida, Nen Rocha, Martinha do Coco, Santina Azevedo, Mãe Cícera de Oxum, Mãe Baiana de Oyá, Rita Caribé Pinho, Dona Gracinha da Sanfona, Josefa Ataídes, Tamatatíua Freire, Maria Freire, Fernanda Machado, Janja Araújo

Apresentações culturais: Vereda dos Mamulengos, Dona Gracinha, Bumba Maria Meu Boi, Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca, Martinha do Coco


Comments


bottom of page