Encerramento do Projeto Turismo e Empregabilidade celebra a capacitação de moradores do DF

No último sábado, dia 10 de agosto, o Sesi Lab foi palco do evento de encerramento do projeto Turismo e Empregabilidade, uma iniciativa da CUFA DF em parceria com o Projeto S.A e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O evento, que contou com a participação especial do renomado chef João Diamante, marcou a conclusão de uma jornada de capacitação que alcançou dezenas de moradores das regiões do Sol Nascente, Estrutural e Planaltina.
Durante os meses de julho e agosto, quatro cursos foram oferecidos gratuitamente à população: Auxiliar de Cozinha, Bartender, Garçom e Produtor de Eventos. Cada um com carga horária de 20 horas, conduzidos por experientes profissionais do mercado.
O evento de encerramento, que contou com um buffet especial para os convidados e alunos, teve Anderson Quack, um dos fundadores da CUFA nacional e MC Nega Cruz, como apresentadores da noite.
Na ocasião Bruno Kesseler, presidente da CUFA DF e do Projeto S.A, ressaltou o impacto positivo do projeto, destacando a importância da capacitação como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento econômico.
“Tenho certeza de que hoje plantamos uma sementinha em cada um dos alunos e pessoas presentes, neste evento, que vai perdurar por muito tempo e gerar bons frutos. Esse foi só o começo para o Turismo e Empregabilidade.”
Inspiração
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a participação de João Diamante. O chef, que é uma referência nacional e internacional na gastronomia, compartilhou suas experiências e falou sobre a importância da educação, da arte e da cultura como instrumentos de transformação social. Diamante emocionou o público ao contar sua trajetória, marcada pela superação e pelo desejo de mudar a realidade da comunidade de onde veio.
“Projetos sociais como este são fundamentais, sobretudo em um país como este em que vivemos, um país de poucas oportunidades. Muitas vezes são essas iniciativas que suprem essa falta. Eu sou fruto de projetos sociais, sou o que sou por projetos como este, por isso me sinto honrado em estar aqui sendo inspiração para essas pessoas”, ressaltou Diamante.
Com os certificados em mãos, os alunos agora estão aptos a concorrer por uma vaga no mercado de turismo do DF.
“A partir dessa oportunidade, as pessoas alcançadas pelo projeto conseguiram se desenvolver ainda mais, entenderam que elas têm toda a condição de entrar no terceiro setor de maneira competitiva e de crescer. Foi uma abertura de portas muito significativa”, finaliza Joana Alves, liderança da Cufa DF em Planaltina.
Comments