top of page

EMS ilumina pontos icônicos do Brasil para reforçar os 25 anos de medicamentos genéricos e ampliar ajuda às vítimas das enchentes no RS

A EMS, indústria farmacêutica líder no Brasil, realiza ação inédita de iluminação simultânea de cinco símbolos nacionais icônicos para destacar um marco importante para o país: os 25 anos, comemorados na próxima segunda-feira (20), de contribuição para a ampliação do acesso dos brasileiros à saúde por meio dos medicamentos genéricos. Neste ano, a data terá como foco a campanha “Movimento Azul Solidário”, uma iniciativa da EMS que tem por objetivo amparar e auxiliar as pessoas afetadas pelo desastre climático do Rio Grande do Sul. Durante o evento, previsto para ter início às 20h, a EMS anunciará a doação de R$ 1 milhão em medicamentos genéricos para a população gaúcha.‏​    Os locais que receberão a iluminação na cor azul são o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; o Cristo Redentor (RJ); o Jardim Botânico de Curitiba (PR); o Farol da Barra, em Salvador (BA); e o Teatro Amazonas (AM), sinalizando uma forma especial de convite para que toda a população continue se juntando ao “Movimento Azul Solidário” (movimentoazul.com.br) e fazendo doações em dinheiro para as vítimas das chuvas no RS por meio da chave pix (celular 11975134034) para CEAL – Centro de Alimentos Ltda – empresa apoiadora. Desde o dia 04 de maio, a EMS já doou 50 toneladas de alimentos e arrecadou outras 50 toneladas, além de itens de higiene e outros, contando também com o apoio de colaboradores, parceiros e sociedade na campanha.

 

Além disso, a EMS está doando outros R$ 10 milhões em medicamentos – são mais de 315 mil caixas de medicamentos de marcas, genéricos, OTC e prescrição médica que irão atender as vítimas das inundações, entre antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos e vitaminas, por exemplo. Porto Alegre, Canoas e São Jerônimo são algumas das cidades que já foram atendidas. Também já estão sendo destinados para o Sul 500 mil litros de água potável (sendo 100 mil fornecidos pela empresa e o restante com o apoio de parceiros), 3 mil cobertores e 1 mil colchões.

 

“Este é um momento importante para a EMS, pioneira na introdução dos genéricos no Brasil. Não poderíamos deixar de marcar os 25 anos com algo bastante singular, que comprovasse a importância que os genéricos têm para a nossa história e para toda a nossa sociedade. Hoje, os genéricos já ganharam significativa confiança da população e da classe médica, que já têm uma percepção diferenciada dessa categoria e da nossa marca”, afirma o diretor executivo de Genéricos da EMS, Cauê Nascimento.

 

Ao mesmo tempo, não poderíamos deixar de nos solidarizar diante das circunstâncias que estamos acompanhando no Rio Grande do Sul. Estamos profundamente sensibilizados e mobilizando toda a empresa e parceiros nessa ampla campanha para ajudar a população daquele estado a se recuperar desta tragédia. Neste momento crítico, podemos perceber como os genéricos também cumprem um papel fundamental de levar acesso à saúde a todos que necessitam de tratamentos. Vamos seguir doando para auxiliar aquela comunidade”, reforça Nascimento.

 

Genéricos da EMS

Os genéricos representam cerca de 45% do faturamento total da EMS, que registrou um resultado de R$ 6,7 bilhões de faturamento em 2023 (IQVIA PPP – Janeiro 2024) e de 255 milhões de unidades (caixas) comercializadas no mesmo período. Atualmente, a EMS detém aproximadamente 17% de market share em valor em genéricos. Esses resultados mantiveram a EMS na liderança do segmento, posição que ocupa desde 2013.

 

A companhia detém o maior portfólio de genéricos do Brasil, atendendo a 96 classes terapêuticas. São 407 apresentações de produtos e cerca de 200 moléculas, sendo a EMS líder de mercado em mais de 60 delas. Em 2023, a farmacêutica foi eleita pelo quarto ano consecutivo a marca mais lembrada pelos consumidores dentro da categoria de genéricos, segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha e jornal Folha de S.Paulo.

 

Amplo acesso e custo baixo

Devido à sua eficácia, segurança e preços baixos – no mínimo 35% (podendo chegar a até 90%) do que o de referência – a categoria se tornou preferência de 80% dos brasileiros, que compram ou já compraram genéricos, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos). Hoje, este segmento representa 35% de todos os medicamentos comercializados no País. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram comercializadas mais de 1,98 bilhão de caixas de genéricos no País. A categoria já proporcionou aos consumidores brasileiros uma economia de mais de R$ 280 bilhões, ainda segundo a PróGenéricos.

 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

Comments


bottom of page