Empreendedorismo inclusivo: venda direta impulsiona autonomia em um ambiente acessível e flexível
O mercado de venda direta no Brasil é um exemplo e uma oportunidade de diversidade e inclusão, refletindo a variedade e a riqueza da sociedade brasileira. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), a força de trabalho no setor é composta majoritariamente por jovens e mulheres, o que reforça seu caráter inclusivo e acessível.
Os números revelam que 49,5% dos empreendedores independentes no setor têm menos de 32 anos, evidenciando o apelo que a venda direta tem para as novas gerações. Esses jovens enxergam na oportunidade de empreender uma garantia de conquistar autonomia financeira, independentemente da formação acadêmica.
As mulheres continuam a ser uma presença significativa na venda direta, representando 60% dos empreendedores independentes em 2023. Atualmente, são mais de 3,5 milhões que escolheram a venda direta como um caminho para desenvolverem suas carreiras e conquistarem independência econômica, muitas vezes conciliando essa atividade com outras responsabilidades.
O perfil do vendedor direto é diversificado e representa todas as classes sociais. Essa inclusão permite que pessoas de diferentes origens e realidades tenham a oportunidade de empreender e alcançar sucesso no mercado de venda direta. O setor não só se destaca por sua representatividade, mas também por sua capacidade de gerar impacto positivo na vida de milhões de brasileiros, proporcionando uma alternativa viável de renda e desenvolvimento pessoal.
Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD, comenta sobre o papel transformador do setor:“A venda direta é uma oportunidade de empreendedorismo com baixo custo e sem risco, oferecendo uma porta de entrada especialmente para jovens e mulheres que buscam flexibilidade e autonomia. Além disso, a possibilidade de realizar vendas diretamente pelo meio digital amplia ainda mais o alcance e a acessibilidade do setor, permitindo que cada empreendedor conduza seu negócio de onde estiver. A diversidade de perfis que encontramos na nossa força de vendas é um reflexo da capacidade do setor de abraçar as diferenças e oferecer oportunidades reais para todos.”
Oportunidade aos mais jovens
O estudante Matheus Henrique Bastos Cruz, de 19 anos, começou a vender Royal Prestige há nove meses, estimulado pelos ganhos que os pais estavam conseguindo. “Minha família teve uma virada financeira considerável com as vendas diretas. Avaliei que esta poderia ser uma oportunidade de conciliar meus estudos com as vendas e tirar um valor maior do que a maioria dos jovens que entram no mercado de trabalho formal conseguem. Estou muito contente com os resultados”, declara.
A flexibilidade também é um dos diferenciais para este público. Os jovens podem ajustar seu horário de trabalho de acordo com suas necessidades pessoais e compromissos existentes, o que é especialmente benéfico para aqueles que estão estudando ou têm outras responsabilidades. Essa flexibilidade permite que equilibrem o trabalho com outras áreas de suas vidas, promovendo um senso saudável de compensação entre vida pessoal e profissional.
Empreendedorismo e maternidade
De acordo com estatísticas do Sebrae, mais de 10,1 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres, sendo que 52% delas são mães que encontram nas vendas diretas uma maneira de conquistar independência financeira.
Depois de usar os produtos e ficar empolgada com a perda de 33 kg, Érika Teruya conheceu a oportunidade de negócio da Herbalife e identificou que a venda direta seria uma maneira de trabalhar com horários mais flexíveis. “Eu estava infeliz no trabalho, fazendo escala de 6x1, sem qualidade de vida e não acompanhava as minhas duas filhas de 14 e 11 anos, como eu gostaria”, conta Érika.
A empreendedora começou a trabalhar com a Herbalife em tempo parcial, em maio de 2023, o que a impulsionou a mudar de emprego, mas quando percebeu que o combinado na contratação não estava sendo cumprido, decidiu focar 100% na venda direta e ter seu próprio negócio.
“A decisão permitiu que eu ficasse mais perto das minhas filhas e acompanhasse mais de perto minha mãe, que está com a saúde frágil. Abri um Espaço Vida Saudável, de segunda a sexta, das 11h às 15h, em minha própria casa e minha qualidade de vida junto à minha família melhorou muito”, afirma Érika. O Espaço Vida Saudável é uma ferramenta de negócio que a Herbalife oferece aos seus revendedores, que possibilita fazer o atendimento presencial dos consumidores, que têm acesso aos produtos prontos e um acompanhamento mais próximo na sua jornada para uma vida mais saudável.
"Do universo de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas que atuam com vendas diretas no Brasil, 60% são mulheres. Com mais oportunidades disponíveis do que nunca, elas estão liderando o mundo das empresas de vendas diretas, utilizando-a como um caminho para uma vida mais dinâmica e gratificante”, observa Adriana Colloca. "As vendas diretas representam uma maneira empoderadora para as mães solo e mulheres em geral alcançarem independência financeira, ao mesmo tempo em que priorizam o bem-estar de suas famílias."
Programas de diversidade e inclusão
Além do setor, por si só, ter uma dinâmica inclusiva, algumas associadas se destacam em suas ações de inclusão e diversidade. A Natura, por exemplo, reforça seu compromisso com a diversidade e inclusão por meio de políticas e programas focados na equidade de gênero, raça, orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência. A empresa busca promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores, com ações que visam fortalecer a equidade dentro e fora da organização.
A Herbalife do Brasil é outra associada ABEVD, implementa iniciativas que incluem um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), semanas temáticas de diversidade, treinamentos internos e grupos de afinidade que promovem a inclusão de diferentes perfis. A empresa também desenvolve materiais educativos e mantém uma comunicação ativa sobre DEI com seus colaboradores. Além disso, ações externas, como a acessibilidade em sua plataforma de vendas e discursos em eventos governamentais, reforçam o compromisso da empresa com a inclusão e o empoderamento, principalmente de mulheres.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros.
A ABEVD hoje conta com 23 associadas, são elas: 4Life, Akmos, Amway, Avon, Cacau Show, Crystallini, DeMillus, DWL Brasil, Forever, Herbalife, Hinode Group, Hy Cite Enterprises, Jan Rosê, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, OMINILIFE, Polishop, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult.
A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. Em 2019, a WFDSA concedeu o Gold Status de boas práticas e padrões organizacionais de desempenho à associação brasileira e, pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status 2020, 2021, 2022 e 2023 considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação.
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