Dois eventos gratuitos online oferecem oportunidade de passar temporada em universidades dos EUA

Passar uma temporada vivenciando a rotina e morando em um campus de uma universidade nos Estados Unidos, antes de se matricular ou até mesmo tentar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos pode parecer uma possibilidade distante, mas é isto que o EducationUSA oferecerá aos interessados, nos dias 2 e 15 de abril. O melhor de tudo é que essas duas oportunidades serão oferecidas em dois webinars com universidades americanas, a de quando os candidatos poderão tirar dúvidas sobre cursos, programas, formas de ingressos e até falar sobre possibilidades de se candidatarem a bolsas. A participação é aberta ao público pelo endereço bit.ly/PreCollegeProgramsUWMadison.
O EducationUSA está em funcionamento há mais de 25 anos no Brasil e faz parte de uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, para informar e orientar pessoas interessadas em estudar no país. Em Brasília o escritório do programa funciona dentro da Casa Thomas Jefferson, que é um centro binacional.
A orientadora do UducationUSA, Renata Baron, diz que o primeiro webinar é voltado para quem deseja fazer graduação e permite a participação inclusive de estudantes do ensino médio. Ela diz que durante o webinar o estudante poderá conversar com representantes das universidades americanas para entender as diferentes rotinas, como funcionamento do campus, os cursos, a carga horária, a grade curricular e a vivência, em si.
Em outro momento, segundo Renata, os estudantes poderão se inscrever para participar do “Precollege Programs” ou Programas de Preparação para a Universidade e para passar várias semanas morando na universidade, onde poderão vivenciar toda a rotina dos estudantes, antes de se candidatarem a uma vaga em definitivo. Além da oportunidade de se preparar para a vida acadêmica, Renata Baron diz que a temporada nos Estados Unidos pode proporcionar aos estudantes que forem selecionados a oportunidade de fazer cursos específicos, como escrita em inglês e aulas de artes, por exemplo. “Também é uma chance de treinar o inglês e aperfeiçoar para as provas no processo seletivo”, destaca.
Mais oportunidade
Além do dia 2 de abril, os candidatos a estudar nos Estados Unidos poderão participar de um segundo webinar, no dia 15 de abril. Este focado em Stem, uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Trata-se de uma área de muito incentivo e grandes oportunidades nos Estados Unidos.
O termo surgiu em terras norte-americanas nos anos 1990. Os selecionados para o programa podem fazer uma extensão do visto de estudante por até três anos nos Estados Unidos, para colocar em prática lá o aprendizado acadêmico em um treinamento prático mundialmente reconhecido. Os interessados podem se inscrever pelo endereço bit.ly/HowtoSTEMintheMidwest.
Comments