top of page

Dia Mundial da Filosofia de 2024 traz atividades culturais para Brasília


De 16 a 24 de novembro de 2024, semana em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, a escola de filosofia Nova Acrópole promove em todo o Brasil atividades culturais com o tema “A busca da Unidade para além das diferenças”.

Em Águas Claras na segunda, 18 de novembro, acontece o curso gratuito “Cortesia: uma ferramenta para a Unidade” com a filósofa Karla Lacombe. A atividade acontece das 20h às 22h.

Em Valparaíso e no Gama será promovida a palestra cultural, também gratuita, “O Mito de Teseu e o Minotauro: a busca por Unidade” com Joana Rocha. Na cidade do entorno será no dia 20, às 20h, e no Gama, dia 21, no mesmo horário.

Na quinta, dia 21, às 20h, também na Nova Acrópole da 516 da Asa Sul, Denise Montandon traz o tema “Convivência: Espelho da Consciência”. Com base em conceitos filosóficos e práticas que incentivam a empatia e o autoconhecimento, o encontro é um convite para quem busca crescimento pessoal e deseja aprimorar suas interações diárias.

Chaves de ouro

No sábado, dia 23 de novembro, a semana culmina no Centro Cultural da AdUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) com dois encontros intercalados por apresentações artísticas como uma apresentação da Camerata da Orquestra Filarmônica Juvenil da Nova Acrópole. A partir das 17h, o diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte Prof. Luís Carlos Marques Fonseca falará sobre “O Diálogo como ferramenta de Unidade” e às 20h, a profa. Lúcia Helena Galvão encerra com o assunto “Caminhos para uma coexistência pacífica”.

 “O Diálogo como ferramenta de Unidade” é a primeira palestra das atividades de encerramento da Semana Mundial da Filosofia 2024 em Brasília, no sábado, dia 23 de novembro, às 17h, no Centro Cultural da AdUnB. O Prof. Luís Carlos Marques Fonseca, diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte fará uma reflexão sobre a importância do diálogo filosófico como base essencial para uma convivência harmoniosa entre os seres humanos. Para ele, reconhecer a singularidade de cada indivíduo é fundamental para o bom funcionamento da vida em sociedade. Na palestra ele apresentará dicas práticas de como lidar positivamente com as diferenças, potencializando o coletivo.  A sociedade se constrói pela soma das contribuições individuais de cada pessoa. O diálogo, como ferramenta de comunicação humana, deve promover a troca do melhor que cada um tem a oferecer”, destaca.

E às 20h, também no Centro Cultural da AdUnB, a profa. Lúcia Helena Galvão encerra a Semana da Filosofia com o assunto “Caminhos para uma coexistência pacífica”. Ela também trará propostas práticas de como gerar harmonia interior para enfrentar as batalhas externas, falando sobre os pactos e contratos sociais em contraponto com estados da natureza e sobre felicidade. “Paz não é sinônimo de passividade, é um estado de bem-estar alinhado com a natureza”, adianta.


Serviço:

O que: Dia Mundial da Filosofia

Quando: De 16 a 24 de novembro de 2024

Onde: Em Brasília no Centro Cultural da AdUnB e sedes da Nova Acrópole


Comments


bottom of page