top of page

Dia Internacional da Comida Picante: conheça variações de pimentas usadas no dia a dia


No próximo dia 16 de janeiro é comemorado o “Dia Internacional da Comida Picante”, uma verdadeira celebração dos sabores intensos que aquecem o paladar e despertam os sentidos. É um dia mais que especial para reforçar a importância das variações de pimentas e temperos ardentes, conhecidos por transformar um prato simples em uma experiência única.



Culturas ao redor do mundo, como a mexicana, indiana, tailandesa e a brasileira também, em especial nas regiões do Nordeste como a Bahia, são famosas por seu uso generoso de pimentas e especiarias picantes. Pratos como tacos picantes, guacamole, curry tailandês e acarajé são apenas algumas das delícias que fazem parte dessa tradição.



A diversidade das espécies de pimentas é vasta, com características que variam sabor, ardência e uso culinário. A pimenta-do-reino preta ou branca, a pimenta-malagueta e a pimenta calabresa são algumas das mais conhecidas, cada uma trazendo características distintas para os pratos.



Enquanto a pimenta-do-reino é versátil e levemente picante, a malagueta se destaca pelo calor intenso. A pimenta calabresa em flocos é opção interessante, feita a partir da pimenta dedo-de-moça, oferecendo sabor e aroma intensos. Pronta para uso, ela é uma alternativa prática para diversas receitas. A pimenta jalapeño é uma variação que enriquece a gastronomia mundial apresentando sabor característico e baixa ardência.



Para comemorar o Dia da Comida Picante, a Kitano, líder nacional no segmento de ervas e especiarias, com um portfólio completo contendo mais de 30 tipos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais, selecionou algumas receitas práticas, fáceis e apetitosas com diferentes tipos de pimentas.



É a oportunidade perfeita para desafiar os amigos a criar o prato mais criativo e se divertir com sabores intensos. Mais do que o calor, a comida picante celebra a diversidade desta especiaria tão presente no dia a dia da gastronomia nacional e internacional.



Receitas



Bife ao molho de Pimenta-do-Reino


Tempo de preparo: 15 minutos


Rendimento: 1 porção



Ingredientes


1 bife de 200g de contrafilé


Sal a gosto


1 colher (chá) de ​​​​Pimenta-do-Reino em Pó Kitano


2 colheres (chá) de azeite de oliva


½ cebola pequena picada


1 sachê de Caldo de Carne em Pó Kitano


4 colheres (sopa) creme de leite



Modo de Preparo


Tempere a carne com sal e com 1 colher de chá de ​​​​pimenta-do-reino em pó. Aqueça uma frigideira em fogo médio, quando estiver bem quente junte o azeite. Frite a carne por 8 minutos, virando na metade do tempo. Retire o bife da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, em fogo médio, acrescente a cebola e refogue por dois minutos. Adicione o caldo de carne, o creme de leite e o sal, deixe reduzir até atingir uma consistência cremosa e acrescente ½ colher de chá de pimenta-do-reino em pó. Sirva o molho sobre a carne.



Almôndega à Parmegiana com Pimenta Calabresa

Tempo de preparo: 50 minutos


Rendimento: 11 porções



Ingredientes


500 g de carne moída


Pimenta Calabresa em Flocos Kitano a gosto


1 cebola média picadinha


1 colher de catchup


2 colheres de molho de soja


1 xícara (chá) de presunto triturado


1 xícara (chá) de farinha de trigo


Óleo para fritar



Molho


6 tomates


2 colheres (sopa) de azeite de oliva


1 cebola picada


Sal a gosto



Modo de Preparo



Almôndegas


Misture a carne, a pimenta calabresa em flocos, a cebola, o catchup e o molho de soja. Divida a mistura em 15 porções, modele as almôndegas recheando-as com o presunto triturado. Passe as almôndegas pela farinha de trigo e frite-as em óleo quente.



Molho


Bata os tomates no liquidificador. Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola. Junte os tomates batidos, o sal e cozinhe até encorpar. Sirva as almôndegas com o molho de tomates. Salpique um pouco mais de pimenta calabresa em flocos no momento de servir.



Guacamole

Tempo de preparo: 15 minutos


Rendimento: 4 porções



Ingredientes


1 abacate


1 tomate picadinho


1/2 cebola roxa picadinha


1 dente de alho picado


Salsa Kitano


Suco de 1 limão


Pimenta-do-Reino em Preta em Pó Kitano


Azeite de oliva a gosto


Sal a gosto


1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha



Modo de Preparo


Retire a polpa do abacate e amasse bem para formar um purê. Pode ser feito com o auxílio do liquidificador. Acrescente o tomate, a cebola, o alho, a salsa, o suco de limão, a pimenta-do-reino preta em pó e a pimenta dedo-de-moça. Misture bem. Tempere com sal e azeite e misture mais um pouco.



Dica: Sirva com torradas ou tortilhas de milho.



Para mais saber mais dicas de como temperar suas receitas, acompanhe o perfil da kitano.brasil no Instagram ou acesse o site da Kitano.



Sobre a Kitano:


Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com mais de 30 tipos entre ervas, especiarias e pimentas 100% naturais. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos para entregar qualidade e segurança à mesa do brasileiro, a Kitano quer engajar e inspirar os consumidores a comparar e descobrir que tempero não é tudo igual: qualidade pode ser percebida por meio dos seus aromas mais marcantes, sabores únicos e cores mais vivas.



Sobre a General Mills:


A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.


© 2024 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page