Dez dicas essenciais para quem está começando a empreender na venda direta
O estudo Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) 2023, desenvolvido pelo Sebrae, em colaboração com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), indica que há aproximadamente 90 milhões de empreendedores ou aspirantes a empreendedores no Brasil. Essa significativa parcela de indivíduos interessados em empreender coloca a ideia de ter o próprio negócio como o terceiro maior desejo nacional, superado apenas pelo desejo de viajar pelo País e de comprar a casa própria.
Desses milhões construindo uma nova história profissional, muitos deles buscam na venda direta uma oportunidade para iniciar seus negócios. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) destaca que, em 2023, o setor registrou um crescimento de 5%, mostrando-se uma alternativa viável e promissora para novos empreendedores.
Mas o que é venda direta?
Com certeza você já adquiriu um produto de um empreendedor independente, mas caso não tenha associado, Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD, explica que a venda direta é o modelo de negócio em que produtos ou serviços são vendidos, por meio de empreendedores diretamente aos consumidores, sem a necessidade de intermediário como lojas físicas ou virtuais.
“A venda direta é um sistema de negócios no qual produtos ou serviços são oferecidos diretamente aos consumidores, eliminando a necessidade de intermediários como lojas físicas ou online”, completa.
A especialista destaca a importância da preparação e do comprometimento para o sucesso no empreendedorismo em venda direta: "Empreender exige dedicação e paixão pelo que se faz. As oportunidades são vastas, mas é essencial estar bem preparado e focado no cliente. A venda direta é uma porta de entrada para o empreendedorismo no Brasil, ao oferecer flexibilidade, autonomia e a possibilidade de construir uma carreira rentável."
E para auxiliar aqueles que estão começando nessa jornada, a ABEVD reuniu dez dicas essenciais:
1. Conheça bem o produto e seu fabricante: entenda profundamente o produto que você está vendendo e realmente tenha interesse nele. Conheça seus benefícios, características e diferenciais. Isso aumenta a confiança do cliente e a sua segurança na hora de vender. Também é importante pesquisar a reputação da empresa e sua idoneidade, no site da ABEVD você confere as empresas associadas que passaram por rigorosa análise em seu plano de negócio.
2. Invista em capacitação: hoje as próprias empresas associadas da ABEVD oferecem treinamento, mas também busque cursos complementares sobre vendas, marketing e atendimento ao cliente. Há muitas opções gratuitas disponíveis na internet.
3. Seja organizado: como autônomo, é parte do sucesso ter as contas estruturadas com registro de todas as entradas e saídas. Essa prática reflete um compromisso sério com a estabilidade e crescimento do seu empreendimento em vendas diretas.
4. Estabeleça objetivos realistas: defina objetivos claros e alcançáveis para orientar suas ações diárias. Isso ajudará a manter o foco e a motivação.
5. Construa relacionamentos: o sucesso em vendas diretas muitas vezes depende da capacidade de construir e manter relacionamentos duradouros com os clientes. Dedique tempo para conhecer suas necessidades e preferências. Isso não só ajuda a personalizar sua abordagem, mas também aumenta a confiança e a lealdade do cliente, criando uma base sólida para vendas recorrentes.
6. Use as redes sociais a seu favor: utilize as redes sociais para divulgar seus produtos, compartilhar depoimentos de clientes satisfeitos e interagir com seu público. É nelas também que você pode monitorar tendências, otimizando suas campanhas de marketing e melhorando continuamente a satisfação do cliente.
7. Peça feedback: solicite a opinião de seus clientes sobre o produto e o atendimento. Utilize esse feedback para melhorar constantemente.
8. Seja persistente: o início pode ser desafiador, mas é importante manter a persistência. Aprenda com os erros e celebre os pequenos sucessos.
9. Cuide da sua saúde: empreender exige disciplina e também horários consistentes. Mas reserve tempo para cuidar de sua saúde física e mental, equilibrando trabalho e vida pessoal.
10. Seja diferente: empreendedores de sucesso sempre encontram um caminho próprio a seguir. Diferencie-se no mercado ao criar experiências memoráveis para seus clientes. Desde o momento da demonstração até o suporte pós-venda, cada ponto de contato deve ser uma oportunidade para impressionar e encantar, seja no mundo real ou virtual. Isso pode incluir desde vídeos divertidos até embalagens personalizadas, brindes, ou mesmo eventos exclusivos para os clientes fiéis. O resultado será a recomendação boca a boca e aumento de seguidores em redes sociais e consequentemente mais vendas.
Para finalizar, vale ressaltar que empreendedores que atuam com venda direta têm à disposição uma série de treinamentos fundamentais para respaldar o início da atividade. Segundo a conselheira da ABEVD e diretora de venda direta da Natura e Avon, Cida Franco, “as empreendedoras que realizam os treinamentos ofertados pelas empresas costumam ganhar 15% a mais que as consultoras que entram no negócio sem preparo. Elas conhecem melhor as marcas, os produtos e isso se reflete nas vendas realizadas com mais assertividade”.
Mas tem espaço para mim?
Os dados do relatório GEM de 2023 indicam que, no que se refere a empreendedores em potencial, o Brasil possui a segunda maior estimativa absoluta mundial, ficando atrás somente da Índia, que conta com 106 milhões de empreendedores em potencial em uma população de 1,4 bilhão de habitantes.
Quanto à taxa total de empreendedores, que representa a proporção em relação à população adulta, o Brasil se classifica em 8º lugar, envolvendo 30,1% de sua população adulta no universo dos negócios. O primeiro lugar é ocupado pelo Equador, seguido por Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.
De acordo com dados da ABEVD, o setor de vendas diretas no Brasil é responsável por movimentar aproximadamente R$ 47 bilhões anualmente, envolvendo mais de 4 milhões de empreendedores que trabalham com venda direta. Esse cenário destaca a importância do setor e o potencial de crescimento para novos empreendedores que buscam ingressar nesse mercado.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros.
A ABEVD hoje conta com 24 associadas, são elas: 4Life, Akmos, Amway, Avon, Cacau Show, Crystallini, DeMillus, DWL Brasil, Forever, Herbalife, Hinode Group, Hy Cite Enterprises, Jan Rosê, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, OMINILIFE, Pernambucanas, Polishop, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult.
A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. Em 2019, a WFDSA concedeu o Gold Status de boas práticas e padrões organizacionais de desempenho à associação brasileira e, pelo 3º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status 2020, 2021 e 2022, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação.
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