Desfile-performance alerta para o aumento do feminicídio no Distrito Federal
No dia 19 de dezembro, ao meio-dia, Oito mulheres vão quebrar o cotidiano da Praça do Relógio, no Centro de Taguatinga, com “desfile-performance” contra o feminicídio que, entre janeiro e dezembro de 2024, fez o assustador número de 22 vítimas no Distrito Federal. Em comum, todas as modelos vão carregar no corpo um “vestido de casamento-obra de arte” criado por oito artistas visuais. A ação é do projeto “Vestígios de Noiva”, que tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e apoio do Sesi, que, a partir de 20 de janeiro de 2025, vai abrigar a exposição com as peças na Sala de Exposições do Centro Cultural do Sesi Taguatinga (QNF 24).
“O projeto selecionou oito mulheres artistas visuais e ofereceu a cada uma delas um vestido de noiva adquirido em brechós ou diretamente de suas donas. O objetivo é o de ressignificar esse símbolo máximo do casamento, que traz signos históricos e opressores como o mito da virgindade, a repressão sexual, a violência doméstica e a submissão das mulheres”, explica a artista visual e diretora do projeto, Astaruth Lira.
As modelos vão usar os vestidos-obras “Euforia do Prazer (ou a Alforria do Sexo Original)”, de Suyan de Mattos; “Arriscar”, de Carmen San Thiago; “Baubo”, de Júlia Gonzales; “Hey de Partir”, de Triz de Oliveira Paiva; “Imaginação Bálsamo”, de Luara de Paula; “Linhas e Fios Poéticos”, de Eliane Teixeira; “Os Contos de Fadas São Contos de Fadas”, de Fabs!; e “Sonhos Atados”, de Christiane Contreiras.
Participam do “desfile-performance” Iclélia Maranhão (atriz e arte-educadora com “Os Contos de Fadas São Contos de Fadas”); Márcia Costa (atriz com “Linhas e Fios Poéticos”), Ianca Gomes (social media e influencer digital com “Baubo”), Luara de Paula (artista visual que vestirá a própria obra, “Imaginação Bálsamo”); Lunares (modelo e social media com “Sonhos Atados”), Clara Camarano (atriz com “Euforia do Prazer ou a Alforria do Sexo Original”; Isabela Gomes (social media com “Arriscar”) e Evellyn Rodrigues (modelo com “Hey de Partir”).
“Vestígios de Noiva” é um projeto que tem apoio do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura e produção do Criaturas Alaranjadas Núcleo de Criação Continuada. O desfile-performance tem concepção cênica de Jones Schneider.
Desfile-performance Vestígios de Noiva
Quando: 19/12/2024, ao meio-dia.
Onde: Praça do Relógio (Taguatinga)
Comentários