Denúncia sobre Motociatas, Demissão no Itaú e Mau uso do cartão corporativo: como evitar e gerir com mais controle os gastos de colaboradores
Se tem uma coisa desafiadora no dia a dia das empresas é o gerenciamento das despesas corporativas realizadas por colaboradores, como gastos com viagens, eventos, campanhas de marketing digital, assinaturas de softwares, almoços com clientes e mobilidade (estacionamento, combustível, transporte etc.). Essa atividade consome muito tempo dos gestores, dos departamentos financeiros e de Recursos Humanos e pode trazer muita dor de cabeça!
Não por acaso, dois casos recentes tiveram repercussão: a demissão do diretor de marketing do Itaú e, nesta semana, um trecho da delação premiada de Mauro Cid acerca de um alegado uso do cartão corporativo do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) para financiamento de motociatas.
Apesar das dificuldades, com a evolução tecnológica, as empresas também estão investindo na definição de políticas de governança para a gestão de despesas, de forma a estabelecer diretrizes claras para controle, fiscalização e, quando necessário, aplicação de medidas corretivas.
Para isso, as companhias têm adotado formas inovadoras como solução prática e eficiente para gestão financeira e controle de despesas. Além de trazer agilidade e segurança jurídica para a relação entre colaboradores e organizações, essas ferramentas se destacam pelo potencial de combate à fraude, oferecendo recursos como acompanhamento de gastos em tempo real, limites preestabelecidos e maior transparência nas transações e prestação de contas.
Uma das soluções disponíveis no mercado é o PagCorp, sistema de gestão de gastos corporativos integrado com múltiplos cartões Mastercard, que facilita o dia a dia dos colaboradores ao eliminar a necessidade de uso de dinheiro próprio e realizar a prestação de contas de forma prática no app. Para o gestor e time financeiro, o diferencial está em monitorar transações instantaneamente e analisar despesas com base nas políticas da empresa. Essas funcionalidades reduzem significativamente os riscos de fraudes financeiras, além de simplificar a prestação de contas.
Liliane Josua Czarny, Sócia e Co-CEO da ACG, empresa que atua no mercado de contas de pagamento e cartões corporativos há 15 anos, reforça a eficiência deste modelo: “No nosso caso, o sistema permite visibilidade e controle integrais dos valores disponíveis e movimentações de todas as contas e cartões utilizados pelos colaboradores de toda a hierarquia da empresa”. O PagCorp possui atualmente mais de 5.000 empresas de diferentes portes e setores, consolidando-se como referência no segmento.
Vantagens
Para as empresas: controle centralizado das despesas, maior segurança contra fraudes e eficiência nos processos administrativos e financeiros.
Para os colaboradores: agilidade na prestação de contas, maior autonomia para realizar despesas e a eliminação de burocracias, como elaboração de relatórios de prestação de contas o armazenamento físico de recibos/notas fiscais.
Sobre a ACG A ACG Instituição de Pagamento atua no mercado de contas de pagamento e cartões corporativos há 15 anos e atende, atualmente, mais de 5.000 empresas de pequeno, médio e grande portes dos mais diversos setores da economia. A empresa é uma Instituição de Pagamentos (IP) autorizada e regulada pelo Banco Central do Brasil nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e emissora de instrumentos de pagamento pós-pago. Sua principal solução é o PagCorp, sistema inovador e completo de gestão de despesas corporativas integrado com cartões Mastercard, proporcionando uma gestão financeira completa e eficiente, que empodera equipes e simplifica processos.
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