top of page

De Tuca para Torquato: espetáculo celebra a obra de Torquato Neto na Biblioteca Demonstrativa



No próximo dia 16 de dezembro, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, recebe o monólogo "De Tuca para Torquato", protagonizado pelo ator Tuca Andrada. O espetáculo é uma homenagem ao poeta, compositor, jornalista e cineasta Torquato Neto, um dos principais nomes do movimento Tropicalista, cuja obra permanece atemporal e repleta de provocações culturais.  

Com uma abordagem sensível e imersiva, o ator recifense convida o público a uma experiência literária que resgata e exalta o legado do “anjo torto” da Tropicália. Torquato Neto, falecido precocemente aos 28 anos, deixou marcas profundas na cultura brasileira como figura central do movimento que revolucionou as artes na década de 1960.  

Tuca Andrada, que celebra 60 anos neste mês de dezembro, traz ao palco a essência poética de Torquato, fruto de duas décadas de pesquisa dedicada à obra do artista piauiense. Segundo o ator, o espetáculo funciona como uma “carta de amor coletiva”, além de ser uma oportunidade para apresentar a obra de Torquato a novas gerações.  

Em quase 40 anos de trajetória, Tuca atuou em mais de 30 peças, 20 filmes e 20 novelas, séries e minisséries. Premiado desde o início da carreira, conquistou o Prêmio SATED/RJ como ator revelação em 1991, pelo trabalho em O Dono do Mundo. Ganhou o Prêmio Cultura Inglesa de Teatro em 1995 por Rocky Horror Show e, em 1996, foi eleito melhor ator coadjuvante no Festival de Cartagena por Quem Matou Pixote?. Sua carreira independente foi marcada por passagens pela Globo e pela Record, e suas inspirações vieram de artistas como Amir Haddad, Ariano Suassuna e Bibi Ferreira. 

Atualmente, Tuca apresenta a peça Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo, um tributo ao poeta Torquato Neto, fruto de 20 anos de pesquisa. A montagem combina poesia, música e teatro, com colaboração de Maria Paula Costa Rêgo. Entre os destaques de sua carreira, incluem-se as peças O Mercador de Veneza, Elis, A Musical e A Visita da Velha Senhora; as novelas Cordel Encantado e Amor de Mãe; e os filmes Guerra de Canudos e Doces Poderes. 

Na Biblioteca Demonstrativa, o espetáculo tem entrada gratuita e faz parte da programação cultural promovida pelo projeto BDB Cultural em parceria com o Instituto Incluir, em colaboração com o Ministério da Cultura e Governo Federal. O público é convidado a chegar cedo, pois o espaço está sujeito à lotação.

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço: 

Espetáculo: De Tuca para Torquato

Data: 16 de dezembro (segunda-feira)

Horário: 19h 

Local: Biblioteca Demonstrativa - EQS 506/507 - Asa Sul, Brasília/DF  

Entrada gratuita

Ficha técnica:

Produção artística: Marina Mara  

Produção executiva: Adriana Teles  

Produção local: Artur Cavalcante  

Realização: BDB Cultural e Instituto Incluir  


コメント


bottom of page