Crítica social “O futuro está nos ovos” entra em cartaz no Teatro Católica
A peça “O futuro está nos ovos” é a mais nova montagem do Grupo Performati da Universidade Católica de Brasília (UCB). Escrita por Eugène Ionesco, um dos grandes expoentes do Teatro do Absurdo, a obra apresenta uma crítica à sociedade contemporânea, retratando de forma cômica e absurda as pressões sociais e familiares sobre os indivíduos. As apresentações serão nos dias 18 e 19 de novembro, às 20h, no Teatro Católica. A entrada é um brinquedo (novo ou usado em bom estado) ou material escolar, destinada à Campanha Solidária de Natal.
Na trama, o público acompanha um jovem casal pressionado por suas famílias a ter filhos. As famílias insistem que a única forma de garantir o futuro é “colocando ovos”, uma metáfora para a reprodução e a perpetuação de tradições sem sentido. A peça é marcada por diálogos surreais, repetições, exageros e situações absurdas que evidenciam o vazio existencial e a falta de lógica nas convenções sociais.
Para Bernardo Carneiro, que dirige o espetáculo, a peça “desafia o espectador a refletir sobre a conformidade, o absurdo da vida cotidiana e a alienação dos indivíduos em uma sociedade que impõe regras sem questionamentos”.
Integram o elenco os atores Adalto Gomes, Aila Jamily, Artur Vivacqua, Clara Gouvêa, Gabriele Sousa, Guilherme Lemos, Guilherme Siqueira, Gustavo Seixas, Isabelly Holanda, Letícia Porto e Oliver Lima.
Performati
Fundado em agosto de 2022, o Grupo Performati faz parte da Pastoralidade da UCB, que visa enriquecer a vida acadêmica por meio da arte e da cultura, proporcionando espaços para expressão e produção artística. Acompanhe o grupo no perfil @performatiucb no Instragram.
Serviço
Espetáculo “O futuro está nos ovos”
Quando: 18 e 19 de novembro, às 20h
Onde: Teatro Católica, Campus Taguatinga da UCB
Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.
Entrada solidária: 1 brinquedo (novo ou usado em bom estado) ou material escolar
Ficha Técnica
Espetáculo “O futuro está nos ovos”
Texto: Eugène Ionesco
Direção: Bernardo Carneiro
Gênero: Teatro do Absurdo
Classificação indicativa: 14 anos
Elenco: Adalto Gomes, Aila Jamily, Artur Vivacqua, Clara Gouvêa, Gabriele Sousa, Guilherme Lemos, Guilherme Siqueira, Gustavo Seixas, Isabelly Holanda, Letícia Porto e Oliver Lima.
Comments