Cristiane Sobral realiza aula-show "Como Não Ser Racista" na Biblioteca Demonstrativa
Nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco da aula-show "Como Não Ser Racista", apresentada pela escritora e atriz Cristiane Sobral. O evento, que é gratuito e também será transmitido pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube, promete uma noite de aprendizado, reflexão e arte.
Baseada no livro homônimo publicado em 2024 pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis), a aula-show integra literatura, teatro e artes visuais para abordar questões como o racismo estrutural e práticas antirracistas no Brasil. Cristiane convida o público a desconstruir preconceitos e a adotar posturas ativas contra o racismo, transformando o aprendizado em ação.
Os participantes ganharão acesso ao livro digital "Como Não Ser Racista" e um certificado de participação. Além disso, a autora estará disponível para autografar seus livros, promovendo uma oportunidade única de diálogo e troca de afetos com os leitores. “A aula-show da Cristiane Sobral é um convite ao público para refletir e agir diante do racismo, unindo arte, literatura e conhecimento em uma experiência transformadora. É um privilégio receber uma voz tão potente na Biblioteca Demonstrativa, que reafirma nosso compromisso com a diversidade e a inclusão”, ressalta a coordenadora cultural da programação da BDB, Marina Mara.
Sobre Cristiane Sobral
Autora de 13 livros, Cristiane Sobral é uma das principais referências da literatura antirracista no Brasil. Suas obras, como "Não vou mais lavar os pratos", adotado no vestibular da UESB (BA), e "Terra Negra", presente na lista da UFU (MG), misturam poesia, prosa e ativismo. Além de escritora, Cristiane é uma atriz e dramaturga atuante, reconhecida por seu protagonismo na luta por igualdade racial e social.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
SERVIÇO:
Aula-show "Como Não Ser Racista" com Cristiane Sobral
Data: 16 de janeiro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília-DF
Transmissão ao vivo no canal oficial da @bdbcultural no YouTube
Entrada gratuita e por ordem de chegada
Comentários