Contratação de aprendizes cresce e previsão é chegar a 1 milhão
contratação de aprendizes promete se manter aquecida até o final do ano. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, entre janeiro e outubro deste ano foram contratados 65,8 mil aprendizes no País. Os números mostram um crescimento superior a 47,3% no comparativo com o mesmo período de 2021, quando 44,6 mil aprendizes foram contratados.
As perspectivas são positivas também para o próximo ano. Segundo Humberto Casagrande, CEO do CIEE, caso a Câmara dos Deputados aprove o Estatuto do Aprendiz, incluindo o substitutivo do PL 6461/2019 do deputado Marco Bertaiolli (PSD), o número de aprendizes pode chegar a 1 milhão no Brasil.
O deputado Bertaiolli, por sua vez, destaca que o futuro da aprendizagem, tão importante para as empresas e para a inserção do jovem no mundo do trabalho, é promissor. Ele lembra que com o novo texto as empresas também serão beneficiadas: “Visamos simplificar também a vida de quem é contratante. Temos a expectativa de abrir muitas vagas no País, mas sem penalizar as empresas”.
Para Casagrande, o texto trará benefícios, “a proposta propõe, por exemplo, manutenção do contrato por dois anos, mas abre a possibilidade de novo contrato por mais dois anos. E a formação profissional básica não se coaduna com prazo maior”, afirma.
Por fim, o executivo da instituição filantrópica defende que o texto combate a evasão escolar e assegura acesso e frequência obrigatória à Educação Básica, direito previsto na Constituição. Além disso, o artigo 430 da proposta está totalmente articulado com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Comments