top of page

Concerto resgata a Era do Rádio na Biblioteca Demonstrativa


A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, sediará, no dia 11 de março, às 19h, o concerto "Violonistas da Era do Rádio - uma viagem pela história a partir das cordas do violão", com o violonista Alessandro Borges. O evento, que integra um projeto de pesquisa de doutorado em História Social da Música Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB), oferece entrada gratuita e contará com a participação especial do renomado violonista Jaime Ernest Dias. 

O repertório do concerto contempla obras de importantes violonistas-compositores que marcaram o auge dos programas de rádio no Brasil, como Dilermando Reis, Américo Jacomino, Garoto, Armando Neves, Baden Powell e Rosinha de Valença. Essas composições fazem parte da memória afetiva do país, remetendo às épocas em que famílias se reuniam ao redor do rádio para apreciar música.

Alessandro Borges, filho de pioneiros que ajudaram na construção de Brasília, iniciou sua trajetória musical aos 12 anos, inspirado pelo álbum "Abismo de Rosas" de Dilermando Reis. Formado em Licenciatura e Bacharelado em Música pela UnB, com Mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em História da Música pela UnB, Borges foi professor na Escola de Música de Brasília e, desde 2010, atua como docente no Departamento de Música da UnB.


Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa

Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades. 

Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações, acesse as redes sociais da @bdbcultural no Instagram e no Facebook


Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço:

Concerto "Violonistas da Era do Rádio”

Data: 11 de março (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Entrada gratuita


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page