Compras de final de ano: Otimismo dos consumidores impulsiona vendas de produtos de beleza
A pesquisa anual da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, sobre as intenções de compra para a temporada de festas de 2024 nos EUA revela que os consumidores estão mais otimistas e dispostos a gastar mais em relação ao ano passado. Em média, os consumidores planejam gastar US$ 771 neste fim de ano, o que representa um aumento de 2% em comparação com 2023, embora ainda seja 2% inferior aos níveis de 2021.
O levantamento aponta que 64% dos consumidores estão ansiosos pela temporada de festas, e 57% afirmam que sair para fazer compras coloca-os no clima festivo, os maiores índices dos últimos 4 anos. Cerca de 66% dos consumidores veem as festas como uma pausa do cotidiano, e 40% planejam comprar mais presentes para os outros, enquanto 28% pretendem se presentear como forma de “terapia de compras”. Dos entrevistados, 62% dos consumidores afirmam que os custos com alimentos e mantimentos impactarão suas compras de fim de ano, mas 57% estão mais otimistas com sua situação financeira pessoal em relação ao ano anterior.
O estudo apontou ainda que 37% dos consumidores planejam comprar mais itens em promoção, com 24% acreditando que encontrarão as melhores ofertas na Black Friday, o maior índice em 4 anos. Apesar de mais da metade dos consumidores (51%) planejar gastar menos devido ao aumento de outros custos, apenas 13% disseram que comprariam em lojas diferentes para economizar.
Mercado de beleza em destaque no Brasil
A Circana projeta que o quarto trimestre de 2024 será o período mais forte para o mercado de beleza no Brasil, impulsionado principalmente por fragrâncias, maquiagem e kits presenteáveis. Segundo a empresa, 31% das vendas anuais do setor de beleza ocorreram no quarto trimestre de 2023, com um crescimento de 13% em comparação com 2022.
Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana, novembro deve manter sua liderança nas vendas em 2024. "A análise nos mostra uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com novembro superando dezembro em volume de vendas pela primeira vez em 2023, impulsionado principalmente pela Black Friday", afirma. Nesse período, as fragrâncias femininas lideraram as vendas no setor, representando 35% do mercado, seguidas pela categoria de maquiagem, 31%, que apresentou o maior crescimento entre todas as categorias analisadas.
Um destaque especial vai para o segmento de kits, que mesmo representando 6% das vendas totais, apresentou crescimento de 25% no Q4 de 2023, superando significativamente a média do mercado. “O último trimestre concentrou 40% das vendas anuais de kits, reforçando sua importância como opção para presentes durante o período de festas”, analisa Ana.
Os lançamentos demonstraram ser um fator crucial para o desempenho do setor, contribuindo com 41% do crescimento total no Q4 de 2023. O segmento de fragrâncias liderou as inovações, representando 54% dos novos produtos introduzidos no mercado.
"Com base nestes indicadores, projetamos que o Q4 de 2024 manterá sua posição como o trimestre mais relevante para o setor de beleza, com especial atenção para o mês de novembro e a Black Friday como momentos-chave para o varejo", conclui Ana.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.
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