Compositor Cello Dante lança álbum com temática sobre a humanidade e suas dores
Ele mescla diversos gêneros musicais que perpassam pela música brasileira, pelo rock, folk, eletrônico e world music. O compositor brasiliense Cello Dante vale-se da união destes estilos em seu jeito único de compor. E é com esse mix que ele acaba de lançar o EP Vórtice (Lado A). O álbum já pode ser conferido nas principais plataformas fonográficas. Gratuito.
Vórtice é uma obra conceitual com composições que remetem a história da humanidade, suas conquistas, suas dores que giram em um só planeta desde o começo dos tempos. O álbum que contará ainda com o lado B – em fase de finalização – vale-se de músicas melódicas, digressões rítmicas e a fusão de gêneros. Vórtice (Lado A) tem 8 faixas: “Raiando a Terra”, “Um Montão de Estrelas”, “Quando as luzes acendem”, “A Fortaleza”, “Planalto Central”, “Pessoas (Tautologia)”, “Meu Caminho” e “O Discurso”.
“É um disco sensível. As letras abordam emoções profundas do ser humano, como o amor, a solidão, o preconceito, o medo e a finitude da vida. Musicalmente, tenho buscado a fusão de vários elementos e gêneros musicais. Acho que eu e o Ricardo (produtor) conseguimos fazer isso bem nesse disco. Tem música brasileira, um pouco de jazz, indie, folk, rock, prog, eletrônico, violão brasileiro. E, por incrível que pareça, alcançamos uma linguagem que consegue dar liga a tudo isso”, ressalta Cello.
O artista conta ainda que teve referências como Clube da Esquina, Scalene, Los Hermanos, dentre outros. As composições também falam por si só e contam com temas específicos. Como “Raiando a Terra”.
“Imagina que você é um astronauta e está vendo a Terra nascer do chão da Lua. O poder de concisão dessa imagem. Toda a história da humanidade, suas obras, suas dores, a matéria de tudo o que já existiu neste planeta, está tudo ali, nessa bola a girar pelo espaço. Esse é o tema base de “”Raiando a Terra””, mas cada música tem um propósito e uma temática”, explica.
Participam do disco os músicos de Brasília Ademir Junior (sax), Marquinhos dos Santos (baterista, Akhihuna), Felipe Togawa (teclado, “A Engrenagem”), Renato Alves (baixo), Vini Pires (guitarra) e Ricardo Ponte (baixo, guitarra). Cello assume a voz e violão. A produção é do
vencedor do Grammy Latino, Ricardo Ponte.
Sobre Cello- Cello é compositor brasileiro com formação popular e erudita. Sua proposta é a fusão de diversos gêneros musicais, da música brasileira ao rock, passando pelo folk, eletrônico e world music. Em 2021 lançou “A Sombra e a Flor, uma viagem musical”; uma história baseada em arquétipos Junguianos. Em 2025, lança Vórtice, obra também conceitual que em breve terá o Lado B disponível.
Links do álbum Vórtice:
Apple Music
Deezer
Youtube Music
Comments