top of page

Como a Filosofia pode ajudar com as resoluções de Ano Novo


Projetos, metas e novos hábitos fazem parte do planejamento de um novo ciclo. A prática de estabelecer prioridades para o ano que se inicia tem sido uma tradição em muitas culturas ao redor do mundo. É um processo naturalmente humano olhar para o futuro como uma oportunidade de reinício: formular resoluções de Ano Novo é uma forma de dar um sentido de direção aos propósitos.

 

Este princípio universal está presente em muitas tradições ao longo da história, como ensina a Filosofia, que abarca muitas áreas de conhecimento. Trazer esse conhecimento para a prática do dia a dia é a proposta do Curso de Filosofia Para Viver, de Nova Acrópole, organização que trabalha a filosofia como formação integral do ser humano.

 

Ao olhar para o ambiente interno, o homem tem a capacidade de refletir em atitudes práticas todas as resoluções que tomar como meta. Trata-se de um processo ético, como explica a filósofa Lúcia Helena Galvão, voluntária de Nova Acrópole há mais de 30 anos.

 

“Estamos falando de um processo que é atemporal e universal, próprio da humanidade: a busca da sabedoria é uma trajetória inevitável do ser humano. Isso pode acontecer sozinho ou com a ajuda de uma escola. Sem dúvida, ter uma referência que ajude a enxergar o papel do ser humano no mundo evita desperdício de energia e confusões desnecessárias”, afirma.

 

A formação de um indivíduo consciente permite que todos os projetos e metas caibam dentro do propósito maior, o de ser um ser humano mais justo e harmonioso. Durante o curso, que é introdutório, são trabalhados conhecimentos das tradições orientais e ocidentais com situações aplicáveis no dia a dia com os objetivos de potencializar a ética e os valores; como podemos melhorar as relações humanas e construir um futuro mais harmonioso.

 

“A filosofia me desafia todos os dias a viver as virtudes com coerência. Propõe refletir sobre tudo o que acontece e qual a minha posição no mundo”, comenta a jovem universitária Ana Clara Moreira, 21 anos, estudante de Filosofia para Viver em Brasília.

 

Temas como a busca pela felicidade, o desenvolvimento da virtude e o papel do ser humano na sociedade estão entre os assuntos trabalhados também. As aulas acontecem presencialmente nas sedes da Nova Acrópole espalhadas em mais de cem unidades no país.

 

Programação em Brasília

 

No Distrito Federal há turmas abertas do Curso de Filosofia Para Viver em mais de 10 regiões administrativas.  Terça, dia 14 de janeiro, tem aula inaugural em Ceilândia. Já no dia 20, segunda, começa no Gama e em Samambaia. No Lago Sul tem início terça, dia 21. E em Águas Claras, Asa Sul, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina e Taguatinga o curso inicia na quarta, dia 22. Santa Maria tem turma abrindo dia 23 e na última semana do mês, dia 28, na Asa Norte e no Guará.

 

Para quem quiser experimentar como assuntos práticos são abordados no curso de Filosofia, pode aproveitar ainda palestras gratuitas abertas ao público com temas variados como “O Desafio de Viver em Sociedade” dia 13 em Samambaia e dia 15 em Águas Claras e em Taguatinga; “Filosofia Estóica para 2025” dia 13 no Gama, 16 em Valparaíso e 18 em Santa Maria; “Do estoicismo para a vida: como somar num mundo de conflitos?” na terça, dia 14, às 20h no Lago Sul e “Arte e o despertar dos Sentimentos” dia 15, na Asa Sul.

 

E para quem quer aproveitar o sábado à tarde, no Lago Norte Lago Norte, acontecem as palestras “Abrindo as Portas de 2025: Reflexões com Janos, o Deus dos Inícios”, no sábado, dia 11, às 17h e “A felicidade segundo Aristóteles” dia 18 no mesmo horário. Já em Planaltina acontecem as palestras gratuitas “A Arte de Viver: Ensinamentos estoicos”, no sábado, dia 18, às 16h e “Superar a si mesmo: Ensinamentos do Bhagavad Gita” dia 25, no mesmo horário.

 

Algumas sedes da Nova Acrópole também já estão funcionando durante o dia como centros culturais. Em Águas Claras, por exemplo, já estão abertos os cursos de Oratória, Planejamento do Tempo, Ritmos, Forró Pé de Serra, Pilates de Solo e Canto em grupo.

 

Para encontrar a mais próxima, basta acessar o site https://www.acropole.org.br/ ou https://acropole.org.br/lp/acropolebrasilia. As vagas são limitadas de acordo com a capacidade de cada escola.


Comentarios


bottom of page