top of page

Coletivo Superjazz lança "Brazucaria", novo projeto de Música Brasileira


BRAZUCARIA convida para jam session inédita o pianista Renato Vasconcellos, autor da Suíte Brasília, considerada hino instrumental da capital federal

Nessa quarta-feira, dia 08/12, o Coletivo Superjazz vai celebrar o jazz de um jeito diferente. Esse universo musical que sempre ocupou um lugar de destaque dentro da música produzida pelo Coletivo, vai ganhar uma roupa de gala nessa última edição da festa Superjazz, que vem ocupando a comunidade criativa Infinu há 3 meses. Nessa semana a festa Superjazz promove a estreia do projeto Brazucaria, dedicado a explorar as ricas nuances e os beats ecléticos e ritmados da música Afro Brasileira. E essa noite não poderia ser em mais especial, pois receberemos logo nessa primeira apresentação, 3 grandes músicos que de formas diferentes, estão ajudando a escrever a história da música instrumental Brasiliense e Brasileira.

Se a nossa música instrumental falasse, com certeza o nome da Família Vasconcellos em algum momento seria citado, pois faz parte do embrião de nascimento de inúmeras bandas e de grandes músicos que ajudaram na consolidação e crescimento da música feita por esses lados do planalto central. E isso não se resume só à musica instrumental como o Chorinho e o Jazz. A MPB, o Rock e até a música de baile fazem parte do repertório dessa renomada família musical. Renato Vasconcellos é um dos mais ilustres filhos dessa grande família, e a música Suíte Brasília, de sua autoria, se tornou uma espécie de hino instrumental da capital federal. E a inesquecível banda “Instrumental & Tal” seja até hoje lembrada como um dos seus “filhos” mais ilustres. Hoje Renato é professor do departamento de música da UNB e toca e tocou ao lado de nomes consagrados da nossa MPB como Simone, Maria Bethânia, Leni Andrade ou da música instrumental mundial como nosso lendário Raul de Souza e até o Rolling Stone Phil Woods.

Evaldo Robson é amigo e parceiro de Renato desde o final dos anos 70 quando estudaram juntos música na UNB. Evaldo ajudou Renato a criar a lendária banda “Instrumental & Tal” e atuou em outras bandas musicais importantes do inicio dos anos 80 no Brasil como a banda de baile Squema 6 de Brasília, e do famoso “Clube da Esquina”, de Belo Horizonte, que reunia nomes como Milton Nascimento, Lô Borges ou da lendária banda Vitória Régia, que acompanhou e gravou durante anos com Tim Maia. E assim como Renato, Evaldo também atuou ao lado de Maria Bethânia e outros nomes importantes da nossa MPB como Caetano Veloso, Djavan e Cássia Eller.

Paulo Black é mais jovem e vem de outra geração, atuando nos anos 2000 na capital federal, ao lado de nomes como Capivara Brass Band e Brasilia Ska Jazz Club, ele se formou pela EMB e estudou com nomes como Jessé Sadock, Joatan Nascimento e Sidmar Viera, Paulo Black representa dentro da Brazucaria a nova geração da música instrumental e brasileira de Brasília, mostrando que a história da nossa MPB se mistura com a história da nossa música instrumental.

Pra completar o time da Brazucaria, temos o seu idealizador, o Dj e produtor musical Dudão Melo, um dos pioneiros da fusão da música brasileira com a música eletrônica, onde desde o final dos anos 90, quando foi um dos diretores do selo Sambaloco Records, da gravadora Trama, produziu e lançou artistas como Dj Patife, Ramilson Maia, Bruno E, Fernanda Porto, Dj Marky e Drumagick. Ele está há quase 20 anos à frente do Coletivo Superjazz tocando e discotecando ao lado de grandes artistas nacionais e internacionais, promovendo sempre a fusão do Jazz e da música Afro Americana com os beats eletrônicos.

Nessa edição a Rádio Superjazz será comandada mais uma vez pelo renomado radialista e Dj residente Mario Sartô, que fará um set especial de Jazz brasileiro, trazendo as referências antigas e atuais desse estilo musical que é um dos mais aclamados e ouvidos em todo mundo.

SERVIÇO: 4as do COLETIVO SUPERJAZZ na INFINU

08 de Dezembro| 19h | Infinu | 506 Sul | Bl A Lj 67 | #praçadasavós

ENTRADA GRATUITA

LINE UP:

19h: Rádio Superjazz: |Dj SartÔ

21h: Jam Session |Brazucaria e Dudão Melo convidam: Evaldo Robson, Paulo Black e Renato Vasconcellos

22h30 Jam Aberta a todxs que chegarem!


Kommentare


bottom of page