top of page

Clínica Pupila, de Brasília, é grande case de como a inovação e a funcionalidade podem caminhar juntas em projetos arquitetônicos em aço.


Proporcionando ambiente acolhedor e eficiente para todos os seus usuários, o projeto da Clínica Pupila caracteriza-se por ser uma intervenção arquitetônica que conseguiu transformar um edifício antigo em uma moderna instalação, atendendo totalmente às necessidades da comunidade, criando um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento e bem-estar de populações vulneráveis. Localizada em Brasília, a obra do centro de assistência psicológica e educacional tem como ponto forte a sua fachada inovadora de chapas metálicas perfuradas, desenvolvida pelo escritório Bloco Arquitetos. “A fachada metálica foi pensada para proteger o interior da insolação excessiva e garantir a privacidade das salas de atendimento”, destaca Daniel Mangabeira, membro da equipe do escritório que tocou o projeto, acrescentando que o objetivo era desenvolver uma fachada discreta, em que o desenho das chapas de revestimento seguisse diferentes padrões de furação, compondo um ‘mosaico’ de texturas em uma superfície majoritariamente lisa e monocromática.

Henrique Coutinho, também da Bloco Arquitetos, reforça que a fachada metálica contribuiu para o controle térmico do projeto. “A nova fachada funciona como uma malha translúcida que projeta sombras sobre as esquadrias existentes, minimizando significativamente a exposição solar direta de todo o perímetro envidraçado do edifício”. Coutinho afirma ainda que esse mecanismo propiciou a redução da necessidade de ar-condicionado nas áreas internas, contribuindo para a economia de energia.

Ainda de acordo com Coutinho, o uso de chapas metálicas perfuradas trouxe benefícios significativos ao empreendimento. “Pensamos na arquitetura como algo perene. O sistema em aço atende às nossas aspirações de perenidade e eventual atemporalidade. A plasticidade que podemos obter com a utilização do material, aliada à sua resistência, tornou o material ideal para o projeto”.

De acordo com Matheus Seco, outro colaborador do escritório, todos os sistemas tiveram que ser feitos do zero, através de uma construção limpa, com divisórias e forro de drywall. “Utilizamos sistemas inteligentes de climatização e iluminação, além do sistema fotovoltaico para geração de energia limpa. Com relação a nova fachada, optamos em modular as placas metálicas para ter um melhor aproveitamento de corte, e sua fixação foi feita em pilares metálicos dispostos no perímetro do lote”.


Sobre o CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.

O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.


Comentarios


bottom of page