Clube de Leitura da BDB promove discussão sobre o livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
No dia 24 de janeiro, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realiza mais uma edição do seu tradicional Clube de Leitura. A obra escolhida para o encontro é o livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, que aborda a luta da família Paiva durante a ditadura militar brasileira. O encontro será híbrido, permitindo a participação presencial, na sede da BDB localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília, ou virtualmente, por meio do Google Meet e do canal oficial da biblioteca no YouTube.
A curadoria e mediação é da pesquisadora da Universidade de Brasília e livreira Eduarda Brum, que promete uma discussão enriquecedora sobre a narrativa emocionante do autor. O livro, lançado em 2015, é uma narrativa densa e pessoal, onde Marcelo Rubens Paiva combina memórias familiares com o pano de fundo da história recente do Brasil. A obra aborda a luta da família Paiva contra a ditadura militar, centrando-se em duas figuras marcantes: Rubens Paiva, pai do autor e político desaparecido após ser preso pelo regime em 1971, e Eunice Paiva, mãe de Marcelo, que enfrentou não só a perda do marido, mas também o desafio de cuidar da família e lutar por justiça enquanto lidava com o diagnóstico de Alzheimer nos anos finais de sua vida.
Com uma escrita sensível e, ao mesmo tempo, incisiva, o autor alterna entre lembranças felizes da infância, as marcas deixadas pelo regime opressor e o impacto da perda progressiva da memória de sua mãe, transformando o relato em uma história de amor, resistência e superação. Recentemente, a obra ganhou uma adaptação cinematográfica protagonizada por Fernanda Torres, que venceu no último domingo (05/01), o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama por “Ainda Estou Aqui”.
Sobre o autor
Marcelo Rubens Paiva é um escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro, conhecido por suas obras que combinam histórias pessoais com reflexões profundas sobre a sociedade e a história do Brasil. Ele ganhou destaque na literatura nacional com o best-seller “Feliz Ano Velho” (1982), uma narrativa autobiográfica que relata o acidente que o deixou tetraplégico. Ao longo de sua carreira, Marcelo construiu um repertório diversificado, incluindo romances, peças teatrais e crônicas, sempre marcados por uma escrita sensível e crítica.
Como participar do Clube de Leitura da BDB
Os interessados em participar do Clube de Leitura devem ler o livro previamente ao encontro e fazer sua inscrição por meio do formulário disponível no link aqui. Além disso, os participantes podem tirar dúvidas ou solicitar mais informações através do grupo exclusivo no WhatsApp disponível neste link. Para quem precisar de certificado de participação, a atividade emite por demanda no formulário. “O Clube de Leitura da BDB é uma oportunidade de debater uma das obras mais impactantes da literatura brasileira contemporânea em um espaço que valoriza o diálogo e a troca de ideias”, ressalta a mediadora da edição, Eduarda Brum.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Comentarios