Cirurgias minimamente invasivas se destacam na Urologia
As inovações tecnológicas têm desempenhado um papel crucial na evolução da medicina, especialmente no que diz respeito a procedimentos cirúrgicos conhecidos como “minimamente invasivos”. Essas técnicas, que envolvem cortes muito pequenos, ou até mesmo sem cortes, utilizando orifícios naturais do corpo, têm transformado o cuidado com o paciente. Nesse cenário, algumas cirurgias passaram a ter grande destaque na Urologia, entre elas, a endourologia, a cirurgia videolaparoscópica e a cirurgia robótica. "Estamos atualmente em um novo patamar na Urologia, em que os procedimentos menos invasivos permitem uma recuperação significativamente mais rápida e com menos complicações", afirma o Dr. Mário Chammas, médico do Hospital Urológico de Brasília.
A endourologia é realizada através de pequenas câmeras e instrumentos inseridos no trato urinário, acessado pela uretra, ao contrário da cirurgia aberta. Segundo Chammas, isso permite cirurgias endoscópicas para retirada de pedras e tumores. “A ureteroscopia rígida e flexível aumentou a capacidade de intervenção no trato urinário. O uso desses instrumentos ampliou as possibilidades de tratamento, oferecendo soluções mais precisas e menos invasivas”, explica.
A cirurgia videolaparoscópica, por sua vez, é realizada através de incisões milimétricas por onde são introduzidas câmeras microscópicas, ampliando a visão do cirurgião e tornando o procedimento mais preciso. "Com esta técnica, conseguimos realizar cirurgias complexas, como as oncológicas de rins, próstata e bexiga, com menor risco de infecção, menor dor no pós-operatório e um resultado estético muito superior", salienta o médico. A videolaparoscopia, além disso, garante um tempo de hospitalização reduzido, contribuindo para uma recuperação mais rápida dos pacientes.
A cirurgia robótica, considerada o auge das tecnologias modernas em Urologia, traz ainda mais precisão ao procedimento cirúrgico, utilizando imagens tridimensionais e pinças cirúrgicas com articulações avançadas. Esse método cirúrgico ainda se destaca pela utilização do Robô Cirúrgico da Vinci na cirurgia do câncer de próstata. No geral, essas técnicas minimamente invasivas, além de demonstrar eficácia no tratamento, ainda beneficiam os pacientes com menos dor, menores incisões e uma recuperação acelerada.
Serviço: Hospital Urológico de Brasília
Endereço: SEPS 714/914, Bloco C. Edifício Santa Maria, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone: 3345-9300 Site: www.hospitalurologico.com.br
Mídias sociais:
Instagram: @hospitalurologicobrasilia
Facebook: www.facebook.com/hospitalurologico
Comments