top of page

Cine Brasília realiza últimas Sessões Atípicas de 2024 com exibição da animação Arca de Noé no dia 17 de dezembro


O Cine Brasília realiza, no próximo dia 17 de dezembro, as duas últimas edições da Sessão Atípica de 2024. As exibições acontecem às 10h e às 14h e trazem como destaque a animação brasileira Arca de Noé, dirigida por Sérgio Machado e Alois di Leo. Inspirado nas canções do icônico álbum infantil “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, o filme reconta a clássica fábula bíblica com um toque contemporâneo e brasileiro, uma opção divertida para toda a família.

A trama acompanha a jornada de Noé e dos animais que embarcam na arca para escapar de um dilúvio, tendo os personagens Tom, um rato músico, e Vini, um rato poeta, protagonizando uma narrativa repleta de humor, aventura e lições sobre diversidade, inclusão e convivência.

Criada em 2024, a Sessão Atípica é uma das novidades que surgiram com a nova etapa da gestão do Cine Brasília compartilhada entre Box Cultural e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec DF), que segue até 2027. Voltada para pessoas autistas e neurodivergentes, a Sessão Atípica busca criar um ambiente acolhedor e adaptado, onde o público possa desfrutar de uma experiência cinematográfica confortável. Durante as exibições, a sala permanece iluminada, o som é ajustado para um volume mais baixo, o ar-condicionado é desligado e os espectadores têm liberdade para se movimentar pela sala.

Quem explica melhor é Sara Rocha, diretora do Cine Brasília. “A Sessão Atípica nasceu desse desejo constante de aprimorar, especializar e ampliar as políticas de acessibilidade para todos os públicos”, explica. Ainda segundo ela, na primeira etapa da gestão compartilhada, o Cine já realizava mensalmente a Sessão Acessível, com recursos de acessibilidade audiovisuais integrados na projeção do filme, mas com o tempo percebeu-se que essas medidas não contemplavam plenamente o público neurodivergente. Com a nova gestão, além de ampliar o número de sessões acessíveis para duas ao mês, criou-se também a sessão atípica para esse público específico.

A iniciativa, que não estava prevista no plano de trabalho, entrou como uma etapa complementar de acessibilidade, com sua primeira exibição no dia 31 de julho, com as animações Divertida Mente 2 e Meu Malvado Favorito 4. De lá para cá, foram exibidos ainda Os Inseparáveis, em agosto, Harold e o Lápis, em setembro, Placa-Mãe e Sonho de Clarice, em outubro, Perfekta – Uma aventura da Escola de Gênios e Robô Selvagem, em novembro. Com as duas sessões de Arca de Noé, no próximo dia 17, totalizam-se, nestes seis meses de Sessão Atípica, nove títulos e 12 exibições.

Sara Rocha explica que a escolha dos filmes, tanto da Sessão Atípica quanto da Sessão Acessível, partem dos filmes que são exibidos na própria programação regular do equipamento. “São filmes que estão dentro do circuito de lançamentos, já exibidos na grade do Cine, como uma forma de poder incluir públicos diversos”, enfatiza.

Os ingressos para a Sessão Atípica possuem valor único de R$10.

CURTA BRASÍLIA

De 12 a 15 de dezembro, o Cine Brasília recebe o 12º Festival Curta Brasília, com uma programação variada que inclui mostras nacionais e internacionais, oficinas, debates e intervenções artísticas. Este ano, o evento exibirá mais de 100 filmes, trazendo como um dos destaques a exibição do curta-metragem Vladimir Carvalho - Cinema e Memória, dirigido por Marcia Zarur, durante a abertura do festival, às 18h30. A ação é uma homenagem ao grande cineasta, que nos deixou em outubro deste ano, e exibe a obra inédita que traz um recorte de sua última entrevista concedida em vida.

Integram a programação a Mostra Nacional e a Mostra Decibéis de Videoclipes, que premiam produções realizadas a partir de janeiro de 2023; a Mostra Internacional, com curtas espanhóis e um debate sobre o setor audiovisual da Espanha; a Mostra Infantil Calanguinho, composta de filmes, videoclipes e animações; o Espaço CVR de realidade virtual, com mais de 20 experiências imersivas de 11 países; além do Panorama Viajantes do Tempo, de produções focadas em mudanças climáticas, e do Panorama MAIX Latinoamérica, com obras latino-americanas.

Toda a programação do festival é gratuita e pode ser conferida no site curtabrasilia.com.br

INGRESSOS E ACESSIBILIDADE

O Cine Brasília segue com o Programa de Fidelidade - CINELOVER que recompensa espectadores frequentes. A cada sessão assistida, os participantes acumulam carimbos no cartão fidelidade, que podem ser trocados por prêmios como entradas gratuitas, ímãs, baldes de pipoca, ecobags e camisetas exclusivas. O programa é válido para sessões regulares. Mais informações em cinebrasilia.com/fidelidade.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema, entre às 9h e 21h, de terça a domingo, e entre às 13h e 21h, nas segundas-feiras, ou no SITE.

SERVIÇOEndereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.Informações pelo WhatsApp: 61 99878-2198 ou contato@cinebrasilia.com Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: ingresso.com/cinema/cine-brasilia Mais informações: cinebrasilia.com ou @cinebrasiliaoficial

 

PROGRAMAÇÃO 12 A 18 DE DEZEMBRO

 

QUINTA-FEIRA, 12/12Curta Brasília

SEXTA-FEIRA, 13/12Curta Brasília

SÁBADO, 14/12Curta Brasília

DOMINGO, 15/12Curta Brasília

SEGUNDA-FEIRA, 16/12Cinema fechado para desmontagem do Curta Brasília

TERÇA-FEIRA, 17/1210h00 — Sessão Atípica - Arca de Noé14h00 — Sessão Atípica - Arca de Noé16h00 — Anima Escola (evento escolar)19h00 — Anima Escola (evento escolar)

QUARTA-FEIRA, 18/12Cinema fechado para testes

~ SINOPSES ~

SESSÃO ATÍPICA

Arca de Noé

Comédia, Família, Aventura, Musical, Animação / Brasil / 2024 / 96 min

De Sergio Machado e Alois Di Leo

Com Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Lázaro Ramos, Julio Andrade, Bruno Gagliasso, Eduardo Sterblitch, Ingrid Guimarães, Marcelo Serrado, Débora Nascimento

Sinopse: Tom, um guitarrista talentoso e pragmático, e Vini, um poeta romântico e sonhador, são uma dupla carismática e caótica de ratos. Quando o grande dilúvio se aproxima, apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos na Arca de Noé. Tom consegue entrar, mas Vini fica para fora e conta com a ajuda de uma barata engenhosa e a boa sorte do destino para se juntar ao amigo. Durante a viagem, brigas por território e alimentos se instauram, deixando os animais mais fortes contra os mais fracos. Surge a ideia de um concurso de música, que vira o maior objetivo de todos eles e que faz Tom e Vini, os verdadeiros músicos dali, se destacarem e serem requisitados.

Classificação indicativa: Livre

 

CURTA BRASÍLIA

Programação completa em www.curtabrasilia.com.br 


Comments


bottom of page