top of page

Cine Brasília promove sessão especial de lançamento do documentário "Gerais da Pedra"


O documentário Gerais da Pedra, dos diretores Diego Zanotti, Gabriel Oliveira e Paulo Junior, rodado no norte de Minas Gerais, será exibido em sessão única no Cine Brasília, no dia 7 de outubro.   O filme revisita Grande Sertão: Veredas, a obra imortal de Guimarães Rosa, estabelecendo um diálogo não só com o livro e com a região a que o livro se refere, mas principalmente com seus habitantes locais, através de histórias reveladas sob os ecos do sertão mineiro criado pelo autor.

 

Gerais da Pedra é um filme sobre o encantamento causado pela literatura de Guimarães Rosa que se embaralha com o cotidiano, ou, por que não, do seu caminho contrário, do livro que surge por uma realidade que já é inventada. Tudo isso a partir de conversas com pessoas comuns que, de alguma forma, foram tocadas pela história lançada há quase 70 anos, seja pelo material publicado de mais de 500 páginas, seja pela oralidade passada de geração em geração, de esquina em esquina.

 

Os três diretores viajaram por pontos importantes dos Gerais entre janeiro e fevereiro de 2017, na região norte e noroeste do estado que abriga as rotas percorridas pelo escritor, à procura de encontros entre o mito literário e a realidade mediada, inspirada ou confundida com a ficção. Por essas conversas diante desse mapa afetivo e relacionado ao texto literário, o documentário reencontra os caminhos de Diadorim, personagem enigmática e central da trama, em três atos, invertidos em relação ao ciclo natural: Morte, no cenário da batalha final, o clímax decisivo da história; Amor, pelos encontros e desencontros com o narrador Riobaldo; e Nascimento, na busca pelas origens da figura misteriosa. No fim, mergulha Gerais adentro.(Segue em anexo release completo e fotos)

--

Dea BarbosaJornalista e produtora cultural(61) 98210-7574


 

Exibição

Cine Brasília

Segunda-feira 7/10 às 19h

Indicação livre

Entrada gratuita

 

Sinopse:


Gerais da Pedra cruza as histórias do povo geraizeiro com o rastro de Diadorim, personagem do sertão mineiro de Guimarães Rosa. O mito literário, a realidade inspiradora e a vida mediada pela reverberação ficcional. Um filme sobre encantamento.



Commentaires


bottom of page