Cine Brasília divulga programação do FomentaCine 2025 e abertura de inscrições para palestras, seminários e exibições especiais de 8 a 11 de abril
- Rodrigo Carvalho
- 7 de abr.
- 6 min de leitura

O Cine Brasília se prepara para receber a segunda edição do FomentaCine: Mercado-Seminário de Cinema e Audiovisual da Região Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com atividades de mercado e formativas gratuitas e exibições com ingressos no valor regular do Cine Brasília, o evento se consolida como um dos principais espaços de intercâmbio e desenvolvimento do setor, promovendo debates, sessões especiais e oportunidades de trocas para realizadores, distribuidores e exibidores entre os dias 8 e 11 de abril.
Realizado pela Box Cultural, por meio da gestão compartilhada do Cine Brasília com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o FomentaCine conta com o apoio do Projeto Paradiso, do Matapi Mercado Audiovisual e do Mercado Sapi. Esta edição recebeu um total de 140 inscrições de projetos, de longa e de curta-metragem, de oito estados do Centro-Oeste e do Norte além do DF, interessados em participar da clínica de projetos, pitchings e rodadas de negócios.
Segundo Daniela Marinho, supervisora de atividades formativas do Cine Brasília e responsável pela organização do FomentaCine, o evento cresceu, trazendo novas parcerias e expandindo sua programação.
“Em relação à primeira edição, realizada em 2023, ampliamos a programação de três para quatro dias e iniciamos uma parceria com o Matapi, um mercado itinerante voltado para projetos da região Norte. Como parte dessa colaboração, estamos recebendo entre os longas selecionados o filme Omágua Kambeba, do Amazonas, além de projetos do Acre e de Roraima”, destaca.
Cada projeto de longa e de curta-metragem selecionado terá direito a transporte e hospedagem para um representante da equipe. Ao longo de quatro dias, esses representantes participarão de uma intensa jornada de atividades focadas no aprimoramento de seus projetos. Além disso, eles terão a oportunidade de apresentá-los a importantes nomes do audiovisual brasileiro durante os pitchings e as rodadas de negócios. Os destaques de cada categoria receberão premiação.
Para esta edição também foram ampliadas as consultorias, incluindo projetos de curta em fase de finalização. E, pela primeira vez, acontece o pitching de longas, acompanhado de uma oficina para preparar os participantes. Daniela pontua que tudo foi organizado pensando no impulsionamento dos projetos. “Todas essas atividades passaram por um processo de seleção pública, garantindo que os projetos tenham acesso a ferramentas essenciais para o desenvolvimento de suas carreiras”, afirma ela.
ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO
Além das ações voltadas exclusivamente aos projetos selecionados, a programação conta ainda com três palestras, exibições especiais de sete filmes, um debate, um estudo de caso, um seminário e uma exibição de quatro curtas da produtora Filmes de Plástico. As atividades formativas são abertas ao público mediante inscrição prévia via formulário online ou mediante a compra de ingressos, no caso dos filmes.
A cerimônia de abertura do evento acontece na terça-feira, 8, a partir das 10h, e é aberta ao público. Para esta edição estão programadas três palestras sobre audiovisual, abordando produção, distribuição e os desafios do cinema independente. A primeira ocorre logo após a solenidade de abertura do dia 8, às 10h30, com o tema Caminhos do Cinema no Centro-Oeste e Norte, discutindo a valorização das produções regionais e suas oportunidades. A atividade contará com as presenças de Clemilson Farias, da Matapi, Giulia Medeiros, da La Fuente, Lidiana Reis, da Mercado Sapi e Raylson Chaves, da APAN-CO.
No dia 9, às 10h, Jaime E. Manrique falará sobre Distribuição de Curta-metragem, explorando estratégias para ampliar o alcance das obras. No mesmo dia, às 20h30, Thiago Macêdo Correia apresentará Produção: do Curta ao Longa – A Trajetória da Filmes de Plástico, compartilhando o percurso da produtora e seus desafios. Cada palestra conta com 50 vagas.
Um dos pontos altos é a pré-estreia do documentário A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, no dia 8, às 18h30. O filme foi exibido na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes 2024 e conquistou 13 prêmios em festivais no Brasil e no exterior, incluindo o Grande Prêmio do Júri no DOC NYC. A estreia está prevista para agosto de 2025. Após a sessão haverá um debate com representantes da Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, e da Associação Cultural dos Realizadores Indígenas (ASCURI).
O evento trará ainda uma mostra de quatro curtas da Filmes de Plástico, produtora reconhecida internacionalmente, na quarta-feira, dia 9. E na quinta, 10, a exibição do curta Paisagem em Chamas em conjunto com o aclamado Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, produção que dialoga diretamente com o tema dos cinemas de rua.
Também na quinta, acontece o seminário Cinemas de Rua: Desafios da Exibição, para discutir a sustentabilidade e o futuro das salas de cinema de rua no Brasil. A ação será mediada por Álvaro Malaguti e contará com a presença do realizador Silvino Mendonça e de representantes de cinemas de ruas de outros estados: Cinema do Dragão (CE), Cine Cultura (GO), Cinema Humberto Mauro (MG), Casarão de Ideias (AM), Cine Santa Tereza (MG), Cinemateca do MAM (RJ), SP Cine (S)) e o próprio Cine Brasília. Para essa ação são destinadas 30 vagas.
“O Seminário trará um bate-papo com exibidores de Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros. O Cine Brasília, referência nacional, será o palco dessa importante discussão sobre políticas públicas para o setor”, explica Daniela Marinho.
O FomentaCine 2025 encerra sua programação na sexta, 11, com a exibição do longa produzido no Goiás Oeste Outra Vez. Após a sessão, as produtoras Lidiana Reis e Cristiane Miotto participam de um debate, com mediação de Kariny Martins, sobre o processo de criação e as questões levantadas pelo filme.
Confira abaixo a programação completa e os links para inscrição de cada atividade aberta ao público:
TERÇA-FEIRA, 8 DE ABRIL
10h00 – Abertura oficial com autoridades + Manual do Herói (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria)10h30 – Palestra Caminhos do Cinema no Centro-Oeste e no Norte (50 vagas)Com Clemilson Farias, Giulia Medeiros, Lidiana Reis e Raylson Chaves - Varanda SulInscrições: AQUICom presença do diretor Fáuston da Silva e equipe - Sala Vladimir Carvalho13h30 - Seleção de Curtas FomentaCine: Pupá (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria)14h00 – Clínica de Projetos (fechado)16h00 – Exibição: Oeste Outra Vez (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho18h30 – Exibição: A Queda do Céu (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria)- Sala Vladimir Carvalho20h30 – Debate/Estudo de Caso: Imagem, Território e Ancestralidade (600 vagas - aberto ao público)Com Sarah Brites (Katahirine – Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas, MS) + Kiripuku e Kiki Ademilson (Coletivo Ascuri, MS) / Mediação Tiago de Aragão (DF)Inscrições: AQUIQUARTA-FEIRA, 9 DE ABRIL
10h00 – Palestra: Distribuição de Curta-metragem - em espanhol (50 vagas)Com Jaime E. Manrique (Colômbia) - Varanda SulInscrições: AQUI10h00 – Exibição: Manual do Herói ((600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho13h30 - Seleção de Curtas FomentaCine: Pupá (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho14h00 – Clínica de Projetos (fechado)16h00 – Exibição: Oeste Outra Vez (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho18h30 – Exibição: Curtas Filmes de Plástico (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho20h30 – Palestra 2: Produção do curta ao longa e trajetória da Filmes de Plástico (50 vagas)Com Thiago Macêdo Correia - Varanda SulInscrições: AQUI
QUINTA-FEIRA, 10 DE ABRIL
10h00 – Exibição: Manual do Herói (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho10h00 – Pitchings (fechado)17h00 – Exibição: Paisagem em Chamas (curta) + Retratos Fantasmas (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho19h00 – Seminário: Cinemas de Rua: Desafios da Exibição (30 vagas)Com Fábio Rodrigues Filho ∙ Cinema do Dragão (CE), Fabrício Cordeiro ∙ Cine Cultura (GO), Vitor Miranda ∙ Cinema Humberto Mauro (MG), João Fernandes Neto ∙ Casarão de Ideias (AM), Carla Maia ∙ Cine Santa Tereza (MG), Lyara Oliveira ∙ SP Cine (SP), Hernani Heffner ∙ Cinemateca do MAM (RJ), Silvino Mendonça (DF) e Rafaella Rezende (DF) - Varanda SulInscrições: AQUI20h00 - Seleção de Curta FomentaCine: Descamar (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho
SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL
10h – Rodada de Negócios: | Encontro de Coprodução e Conexão Regional (70 vagas - por ordem de chegada)Com Players, projetos selecionados, convidados e público geral - Varanda Sul10h – Exibição: Paisagem em Chamas (curta) + Retratos Fantasmas (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho15h30 – Cerimônia de premiação dos projetos17h – Exibição de Oeste Outra Vez + Debate - Com Lidiana Reis e Cristiane Miotto. Mediação de Kariny Martins - Sala Vladimir CarvalhoInscrições: AQUI20h00 - Seleção de Curta FomentaCine: Descamar (600 vagas - compra de ingressos pelo site ou bilheteria) - Sala Vladimir Carvalho
SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO FOMENTACINE 2025Quando: 8 a 11 de abrilLocal: Cine Brasília - Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.Informações pelo WhatsApp: 61 99878-2198 ou contato@cinebrasilia.com Mais informações: cinebrasilia.com ou @cinebrasiliaoficial
Comments