top of page

Ciclo de debates literários "Encontros na Praça" estreia na Biblioteca Demonstrativa


A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco do ciclo de encontros "Encontros na Praça - romances para ler o Brasil", uma iniciativa do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC). O evento, que ocorrerá quinzenalmente, tem como objetivo promover discussões sobre a literatura brasileira por meio da análise de romances que retratam diferentes momentos históricos e sociais do país.


O ciclo marca o lançamento do site do projeto "Praça Clóvis: Mapeamento Crítico da Literatura Brasileira Contemporânea" e contará com a mediação de pesquisadoras do projeto: Gislene Barral, Leda Cláudia da Silva e Lívila Maciel. Cada edição também receberá pesquisadoras convidadas, como Ana Rüsche, Eduarda Brum, Letícia Miranda, Ludmila Moreira e Mariana Moura. A coordenação geral do projeto é da professora Regina Dalcastagnè.


Os encontros serão realizados em formato híbrido, com participação presencial na Biblioteca Demonstrativa, que fica localizada na 506/507, Asa Sul, e transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube. A iniciativa faz parte de uma atividade de extensão e oferecerá certificado aos participantes. Não é necessário que o público tenha lido integralmente as obras para acompanhar os debates.


Primeiro encontro aborda "As Meninas", de Lygia Fagundes Telles

A sessão inaugural do ciclo será realizada no dia 10 de abril e trará a discussão sobre o romance “As Meninas” (1973), de Lygia Fagundes Telles. A obra, publicada durante a Ditadura Militar, é reconhecida pelo uso do fluxo de consciência e por abordar temas como repressão política e a juventude feminina no Brasil.


Na oportunidade, a mediação do encontro ficará a cargo de Lívila Maciel, que receberá as pesquisadoras Ana Rüsche e Eduarda Brum para um debate sobre a importância da obra no contexto da época. A sessão ocorrerá às 19h, na Biblioteca Demonstrativa e on-line. “A parceria entre a Biblioteca Demonstrativa e o GELBC reforça o compromisso com a promoção da literatura brasileira e o incentivo à reflexão crítica sobre o Brasil por meio da ficção”, ressalta a coordenadora cultural da Biblioteca Demonstrativa, Marina Mara. 


Cronograma dos próximos encontros:


24 de abril - "A Expedição Montaigne", de Antonio Callado (1980)

Mediadora: Gislene Barral

Pesquisadora convidada: Mariana Moura


08 de maio - "O Cachorro e o Lobo", de Antônio Torres (1990)

Mediadora: Lívila Maciel

Pesquisadora convidada: Letícia Miranda


22 de maio - "Becos da Memória", de Conceição Evaristo (2006)

Mediadora: Gislene Barral

Pesquisadora convidada: Letícia Miranda


05 de junho - "O que deu para fazer em matéria de história de amor", de Elvira Vigna (2012)

Mediadora: Leda Cláudia da Silva

Pesquisadora convidada: Ludmila Moreira


26 de junho - "Onde pastam os minotauros", de Joca Reiner Terron (2023)

Mediadora: Leda Cláudia da Silva

Pesquisadora convidada: Regina Dalcastagnè


Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço:

"Encontros na Praça - romances para ler o Brasil"

Data: 10 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h 

Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Entrada gratuita 

Com transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page