top of page

Cia, Sagrado Riso promove ações de palhaçaria em hospitais do DF


A ideia inicial tinha como premissa capacitar e profissionalizar 20 palhaços(as) com foco na Palhaçaria Hospitalar para atendimento a pacientes e funcionários de hospitais públicos do DF, por meio de uma formação em três etapas:

 

Capacitação (52h);

Estágio Probatório (32h);

Profissionalização (126h).

 

Com o projeto, pretende-se retomar a ação suspensa durante a pandemia, realizando a formação profissionalizante gratuita para 20 artistas, ofertando apresentações artísticas humanizadas em hospitais públicos, garantindo ações de acessibilidade, como intérprete de Libras e inclusão de artistas PCDs na equipe, além da documentação e divulgação da proposta para uma maior sensibilização do público e de gestores públicos do DF.

 

A Cia. Sagrado Riso sempre provoca boas reflexões sobre o uso da linguagem da palhaçaria, provando a eficácia de suas ações em ambiente hospitalar. A presença de palhaços capacitados e auxilia na redução do tempo de internação de pacientes e na humanização do atendimento. Ao mesmo tempo em que potencializa um maior bem-estar dos pacientes, demonstra a eficácia do acesso à arte por meio da formação desses profissionais da palhaçaria, criando indicadores sobre o impacto positivo dessas ações a curto, médio e longo prazo, aliando cultura e saúde.

 

Eles atuam no cenário cultural do DF há 18 anos, incentivando a pesquisa do diálogo multidisciplinar entre a palhaçaria, teatro, dança e música. Dentre os produtos, espetáculos, palestras e ações institucionais do Sagrado Riso, há a formação continuada de palhaços que realizam visitas artísticas em hospitais públicos do DF e promoção de acessibilidade cultural para o público PcDA e PcDV por meio da oferta de cursos de formação artística. Em 2016, a Cia foi contemplada com o fomento do FAC (Fundo de Apoio a Cultura) e executou o projeto “Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar 1ª edição”. Realizada até 2018, a edição formou e profissionalizou 40 palhaços e palhaças que visitaram quatro hospitais públicos do DF. Suas ações artísticas continuaram mesmo quando se findou o apoio do edital, porém foram interrompidas em 2020 por decorrência da Pandemia de COVID-19. O projeto, ao longo desses anos, já realizou mais de 200h de visitas artísticas em hospitais públicos do DF

 

Dentre os objetos da pesquisa, tem-se o estudo do arquétipo do palhaço; a história da palhaçaria, do palhaço e do circo; a história e prática (aprendizado técnico) da palhaçaria clássica e popular aplicados à palhaçaria hospitalar; aprendizados das gagues clássicas dos palhaços tradicionais; entendimento dos métodos de aplicação da palhaçaria clássica e popular dentro da perspectiva do ambiente hospitalar; aprendizados de protocolos de segurança de prevenção de acidentes perfurocortantes e riscos de infecção cruzada. Além dos hospitais, o projeto também realizou uma ação de rua gratuita intitulada "Ocupa Clown" como metodologia de finalização da formação de palhaços.

 

O material gráfico do projeto conta com recursos de acessibilidade, como o serviço #pracegover, disponibilização de QR Codes e audiodescrição. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

 

FICHA TÉCNICA

Projeto Sagrado Riso - O Poder da Palhaçaria na Humanização Hospitalar (2a edição)

 

Coordenação Geral e Direção Artística: Alessandra Vieira

Ilustrador e Suporte Artístico-pedagógico em Música: Ian Harun

Suporte Artístico-pedagógico em Palhaçaria: Hugo Leonardo

Preparadora Vocal: Rosana Loren

Assessoria de Imprensa: Josuel Junior

 

A capacitação alcançou 20 participantes e, destes, foram selecionados oito que foram para a etapa de estágio probatório, onde passaram por treinamentos e as tradicionais saídas dos palhaços nos hospitais: Alyen Uýti, Déborah Paiva, Kauê Pockte, Tina Carvalho, Joaquim Olímpio, Damaris Chamorro e Michelly Amorim.

 

Destes, quatro Palhaços, Palhaças e Palhaces foram contratados: Alyen Uýti, Déborah Paiva, Kauê Pockte e Michelly Amorim

 

Atualmente, o projeto segue a na seguinte agenda: 

 

DUPLA 1 - Pocket e Michelly

* HSVP (Quartas de dezembro pela manhã) 

* HRSAM (Segundas de dezembro pela tarde)

 

DUPLA 2- Alyen e Débora

* HSVP (Quartas de dezembro pela manhã) 

* HRSAM (Quintas de dezembro pela tarde

 

As duplas seguem em treinamento toda sexta-feira no Salão Comunitário do Riacho Fundo 1.

Acompanhe o trabalho da Cia. Sagrado Riso:


Comentários


bottom of page