top of page

Chef’s de cozinha apresentam suas criações em festival gastronômico em motéis

Clientes de motéis e amantes da boa gastronomia não podem perder o Chefs no Motel 2025, festival gastronômico organizado pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) em parceria com o Guia de Motéis, que começou no último dia 21 de abril e terminará no dia 21 de maio.

 

Esta edição será a maior, com 65 motéis participantes em cidades como Manaus, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Petrolina, São Paulo e cidades do interior paulista, como Campinas, Ribeirão Preto, Barretos e São José do Rio Preto.

 

Os hóspedes que escolherem se hospedar em algum dos motéis participantes do festival poderão escolher entre duas opções de menu. O Standard inclui entrada e prato principal pelo preço de R$ 89 por pessoa. Já o menu Premium incluirá, além da entrada e prato principal, uma sobremesa. O valor será de R$ 109 por pessoa. Os preços serão válidos de segunda a domingo durante o festival e os pacotes acima não incluirão bebidas e outras opções do motel.

 

De acordo com a presidente-executiva da ABMotéis, Larissa Calabrese, mais do que suítes sofisticadas, atualmente, o novo perfil de clientes busca uma experiência de hospedagem mais completa quando vai ao motel, e a gastronomia tem sido um dos fatores na hora de escolher um bom motel. “Uma pesquisa divulgada em 2023 pela Associação mostrou que 77% dos hóspedes que são heavy users de motel com certeza fariam uma refeição no local caso este ofereça um menu requintado”, explica.

 

Para o chef André Rabelo, do A2 Motel, em Brasília, DF, a gastronomia é fundamental para a experiência de hospitalidade em um motel. Ele afirma que um bom prato cria um ambiente mais acolhedor e proporciona uma vivência sensorial completa. “A comida pode ser o toque final que transforma uma simples estadia em algo memorável, ajudando a criar uma atmosfera romântica, relaxante e até mesmo divertida, conforme o tema e o propósito do motel.”

 

Para a criação do cardápio do A2, Rabelo considerou três itens importantes: praticidade, diversidade e qualidade, com o objetivo de oferecer opções para atender os mais diferentes gostos. “São pratos fáceis de se consumir em um ambiente mais reservado, mas sem perder o toque de sofisticação. Trata-se de um menu preparado para atender de casais que buscam por uma refeição mais romântica aos que desejam algo mais reconfortante”, revela, ao destacar o Filé a Le Chef (Medalhões de Filé Mignon recheados com camembert ao roti e alho crocante acompanhados por batatas parisienses e aspargos na manteiga de ervas) e o Bife Ancho (Escalope de bife ancho grelhado acompanhado por risoto de parmesão e batata frita) como as sugestões do chef. “Trabalhar em um motel exige uma abordagem mais flexível e adaptada ao ambiente íntimo dos hóspedes, e a parceria entre chefs e motéis pode agregar muito ao setor, uma vez que um bom cardápio, elaborado por um chef experiente, eleva a imagem do local, associando-o a um lugar de qualidade e experiência diferenciada.”


Chef responsável pelo cardápio do Eros Motel, em Manaus, AM, Thaila Vaz acredita que a pluralidade do público exige que o cardápio seja muito mais que uma lista de opções. Ele precisa dialogar com diferentes perfis, desejos e momentos, sem perder a coesão da experiência. “Adaptar a alta gastronomia ao contexto moteleiro vai além de servir pratos sofisticados em um ambiente inusitado. Trata-se de um exercício entre sofisticação, praticidade, sensualidade e operação.”

 

Segundo Thaila, motéis são uma categoria única dentro da hospitalidade e trabalhar com eles exige uma abordagem totalmente diferente de restaurantes ou hotéis tradicionais, uma vez que a dinâmica de uso, expectativa e intimidade é bastante particular. “Para essa edição do Chefs no Motel optei por pratos autorais e criativos que, embora exijam técnicas refinadas, são totalmente acessíveis ao paladar do público. Além disso, também pensei na harmonização, por meio de vinhos, espumantes e drinks”, revela a profissional, que também acredita que essa parceria entre chefs de cozinha e motéis é uma ferramenta poderosa para os dois lados.Para o festival, ela preparou duas opções: Menu Premium, que na entrada oferece Carpaccio com torradas; Filé Au Poivre, acompanhados de batata canoa e farofa crocante como prato principal e frutas congeladas com chocolate belga como sobremesa. Já o Menu Standard, como prato principal tem o pirarucu grelhado com manteiga de ervas acompanhado de arroz com castanhas e farofinha crocante.

 

Mais opções

Em São Paulo, hóspedes dos motéis Lush, Tout e Andar de Cima poderão degustar os pratos preparados pelo Chef Luiz Gustavo Moraes. Segundo ele, os clientes já perceberam que os motéis oferecem uma gastronomia igual ou melhor que muitos restaurantes e estão preferindo viver essa experiência completa no motel. “Precisamos trabalhar um cardápio que atenda todos os gostos; dos mais simples aos mais complexos, passando também pela gastronomia de vários países.”


Para o Lush, por exemplo, drinks autorais foram criados para estimular os sentidos sensoriais, como o drink Beijo de Jambu, onde se utiliza a flor do Jambu na espuma da bebida, o que proporciona diferentes sensações após a sua ingestão. “Quanto aos pratos, optamos por massas frescas artesanais. Destaque para o ravioli de quatro queijos com molho de tomate cereja”, diz, ao comentar que a inspiração para as criações é provinda de sua bagagem profissional, somada às sugestões dos clientes. “Existe muita liberdade para criar, pois não é necessário seguir uma culinária específica. Algumas criações mais básicas vêm de sabores mais conhecidos, outras são ideias que acredito que casarão bem com um determinado momento da jornada do nosso convidado”, relata.


Serviço

Chefs no Motel 2025

Quando

De 21 de abril a 21 de maio

 

Informações

 

Sobre a ABMotéis

Criada há mais de 10 anos, a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) é a única representante do setor moteleiro no Brasil e possui mais de 530 motéis associados. A entidade conta com diretores presentes em 17 estados, além do Distrito Federal. Sua missão é trabalhar pela profissionalização do setor com o objetivo de valorizar o motel como um meio de hospedagem seguro para casais que buscam lazer e entretenimento.


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page