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Cerca de 60% dos consumidores do Centro-Oeste planejam gastar mais de R$ 1 mil na Black Friday

A Pesquisa de Intenção de Compras, realizada por Tray, Bling, Melhor Envio e Vindi, pertencentes à LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, mostra que 57,9% dos consumidores da região Centro-Oeste pretendem gastar mais de R$ 1 mil durante a Black Friday de 2024. De acordo com o levantamento, 45,6% têm guardado dinheiro nos últimos meses e 22,5% vão reservar parte do 13o salário para aproveitar as ofertas. Confira o estudo aqui.

A pesquisa indica que 76,8% dos consumidores de estados como Brasília, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pretendem comprar online na Black Friday e 23,2% estão decididos a comprar. Entre os itens mais desejados, 47% dos consumidores planejam adquirir roupas, 43,5% estão interessados em eletrodomésticos, e 38,6% afirmaram que devem aproveitar as promoções de viagens e passeios.

De acordo com o estudo, os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência e, para   55,4%, sites e redes sociais das empresas são a principal forma de se informar sobre os descontos.  “Neste período pré-Black Friday, conhecer os hábitos do consumidor e onde estão as fontes em que ele confia para decidir a compra é um grande diferencial para os lojistas. E a grande novidade que chama a atenção neste ano em relação ao anterior é a consolidação dos canais de ofertas nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e Telegram. Isso mostra que em pouco tempo essa opção já figura na preferência do brasileiro, inclusive superando outras bem estabelecidas”, disse Marcelo Navarini, diretor do Bling, plataforma de gestão e ERP.

Para Thiago Mazeto, diretor da Tray, plataforma de e-commerce, "Com a consolidação da Black Friday no Brasil, os consumidores passaram a analisar de forma cada vez mais criteriosa as ofertas para o período, buscando comparar preços, conhecer a reputação da empresa em sites de venda, entre outros pontos antes de decidir pela compra. Isso ressalta a importância do lojista destacar claramente os diferenciais e benefícios que oferece, garantindo uma comunicação eficaz das vantagens associadas à compra para seu cliente. Além disso, a data demonstra a necessidade dos lojistas cultivarem bom relacionamento com seus clientes e boas avaliações ao longo do ano para que as suas ofertas sejam potencializadas pelo respeito adquirido pela sua marca.


Frete é fator decisório de compra 

Para 63,4% dos entrevistados, o valor do frete é um fator muito importante e decisivo para as compras online, enquanto 76,1% dos entrevistados não estariam dispostos a pagar um valor de envio mais caro para receber o seu produto com mais rapidez.

Entre os pontos listados na pesquisa sobre o que faria o consumidor desistir de comprar mesmo diante de uma boa oferta na Black Friday foram taxas de frete (58%), preços mais altos do que em períodos sem oferta (48,4%), não confiar na loja (45,3%), nota baixa em sites de reputação (43,2%), avaliações ruins nas redes sociais (42,1%) e desconto/oferta não ser atrativo o bastante para a Black Friday (39,3%). “Durante a Black Friday 2024, oferecer frete grátis para produtos específicos ou para compras acima de um determinado valor cria um incentivo irresistível para que os consumidores finalizem suas compras, aumentando o ticket médio e reduzindo o abandono de carrinho. Contar com mais modalidades de entrega, com opções que destaquem envio expresso e/ou vantagens no preço, pode ser mais um atrativo para promover a autonomia do cliente e, consequentemente, estimular a fidelização”, afirma Vanessa Bianculli, gerente de marketing do Melhor Envio, plataforma de frete. 


Cartão de crédito é a principal forma de pagamento

Quanto a forma de pagamento, 96,1% dos consumidores preferem pagar com cartão de crédito, 5,5% com PIX e 84,2% pretendem parcelar as compras em até 12 vezes. 

“Na Black Friday, o parcelamento no cartão de crédito é preferido por consumidores devido à possibilidade de diluir pagamentos sem comprometer o orçamento, além de maximizar benefícios como milhas e cashback. A confiança no cartão de crédito e a popularidade crescente do PIX, que oferece conveniência e gratificação instantânea, são fatores que destacam um consumidor que busca flexibilidade e controle financeiro. Do lado dos lojistas, essas modalidades aumentam o ticket médio, eliminam objeções de compra e garantem liquidez imediata, especialmente útil em períodos de alta demanda”, avalia Monisi Costa, diretora de Payments da Vindi, plataforma de pagamentos. 


*Para o estudo, a Opinion Box, a pedido da LWSA,  entrevistou 3087 consumidores, com idade acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, entre 12 e 23 de setembro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 1,7 pontos percentuais.


Sobre a LWSA

A LWSA é um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais completas e modulares para empresas de todos os tamanhos. Nós fornecemos um amplo portfólio de produtos e serviços que auxiliam empreendedores desde o início de sua presença online até o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Além disso, oferecemos soluções nas áreas de Commerce, Gestão e ERP, Serviços Financeiros e Presença Digital, tudo de forma integrada. Nosso foco é fornecer resultados mensuráveis e promover o crescimento sustentável para nossos clientes. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em trazer a melhor solução para atender às necessidades exclusivas de cada negócio. Para mais informações, acesse.

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