Caravana de Histórias leva encanto e criatividade a CEPIs do Distrito Federal
- Rodrigo Carvalho
- há 9 horas
- 2 min de leitura

"Era uma vez um projeto mágico que transformava livros em asas e histórias em sorrisos..." Até o dia 6 de maio, a Caravana de Histórias realiza uma jornada lúdica por 16 Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) de Samambaia. A iniciativa une literatura, brincadeiras e a arte de contar histórias — uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil. Nesta terça-feira (22/04), o projeto tem uma parada especial no CEPI Paineira, onde recebe a participação especial da youtuber Juçara Batichoti, do renomado canal Varal de Histórias.
A literatura infantil tem o poder de abrir portas para universos mágicos e repletos de aprendizado. Para reforçar o papel transformador da leitura e do brincar na infância, a Caravana de Histórias vai atender entre 80 e 150 crianças com idade entre 0 e 5 anos, em cada instituição.
Idealizada por William Reis, membro da Associação Amigos da História, a Caravana também traz a participação de contadores consagrados no DF, como Maristela Papa, Brinqueação com Gilberto e Leila, Magamerlinda e Mônica Papa. Cada artista traz seu talento único para criar momentos inesquecíveis de interação, aprendizado e muita alegria.
De acordo com Reis, que foi um dos principais articuladores da Lei que criou a Semana Distrital do Contador de Histórias em Brasília, celebrada em julho, a proposta do projeto é tornar o contato com os livros em uma experiência mágica e transformadora.
“Cada história contada é uma semente plantada: vira autoestima, vocabulário e até um novo jeito de enxergar o mundo. Quando uma criança mergulha em um conto, ela exercita sua criatividade e, acima de tudo, sente que faz parte de um universo de possibilidades infinitas. É esse encantamento que queremos proporcionar com a Caravana de Histórias”, explica Reis.
O projeto Caravana de Histórias é realizado pelo Instituto Latinoamerica, em parceria com o Ministério da Cultura, com produção da DeuCerto Produtora e apoio da Associação Amigos da História.
SERVIÇO
Caravana de Histórias
Quando: até 6 de maio. Apresentações pela manhã e à tarde
Onde: Centros de Educação da Primeira Infância (CEPI) de Samambaia
Público: crianças com idade entre 0 a 5 anos
Comments