Bloquinhos fazem o esquenta para o Carnaval de Brasília

A programação de pré-carnaval de Brasília já está completa. Serão 10 blocos entre 21 e 23 de fevereiro, em diferentes regiões do Distrito Federal fazendo aquele esquenta tradicional para a semana do carnaval.
Na sexta-feira (21/2), o Carnaval Urgente abre os trabalhos com muito samba, no Setor Bancário Sul, na área externa do antigo Calaf, a partir das 21h. No dia seguinte, haverá blocos no Plano Piloto, como Suvaco da Asa, Cabeça do Pimpolho e Galo Cego; no Varjão, com o Bloco do Pretinho; no Park Way, com o Sublimação; e no Núcleo Bandeirante, com o Bloco Trem das Cores.
Já no domingo (23/2), a folia vai com chorinho, com o bloco Espreme a Pitanga, que sai em cortejo no Eixão Norte, com concentração a partir das 14h. O Maria Vai Casoutras começa às 13h, no Estacionamento 11 do Parque da Cidade, próximo ao Parque Ana Lídia.
DF Folia 2025
O DF Folia é um movimento de pertencimento, onde tradição e inovação se encontram. Com circuitos descentralizados, o evento reúne blocos tradicionais e novas iniciativas, promovendo um Carnaval inclusivo, sustentável e representativo da cultura candanga. A programação se estende de 22 de fevereiro a 16 de março, envolvendo o pré-carnaval, o carnaval e o pós- carnaval.
Ao todo, serão 62 blocos de rua e três Territórios Folia espalhados tanto no Plano Piloto quanto em outras regiões administrativas do DF, como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, São Sebastião, Planaltina, Paranoá, Varjão e outras.
Os circuitos carnavalescos do DF Folia 2025 vão além dos espaços físicos — são territórios de invenção cultural, onde a energia das ruas fortalece o sentimento de pertencimento dos foliões. Blocos tradicionais como Pacotão, Baratona e Galinho de Brasília dividem espaço com novas iniciativas como o Setor Carnavalesco Sul, criando um Carnaval múltiplo e descentralizado.
O presidente do Galinho, Romildo de Carvalho Júnior, que vive na cidade desde 1967, o carnaval de Brasília tem o potencial de ser o melhor do país, devido às diversas manifestações que acontecem como uma síntese da cultura nacional. O bloco que preside leva frevo para os foliões. “A gente sente que ano a ano a coisa cresce. O carnaval de hoje já não é um carnaval em que as pessoas deixavam Brasília para brincar em outro lugar. Muita gente vem de fora pra brincar aqui. A gente percebe também a tendência de crescimento de foliões na rua a cada ano”, analisa.
No carnaval da capital da República, a festa é marcada por ritmos como maracatu, axé, funk, samba e sonoridades locais. A inovação entra na folia ao lado da tradição. O Bloco da Baratona, por exemplo, faz parte do carnaval brasiliense há 45 anos, sendo um espaço de brincadeira para toda a família.
Inovação
Com o propósito de criar um espaço de celebração, reconhecimento e fortalecimento das religiões de matriz africana, o Bloco de Pelintra vai para a rua pela primeira vez este ano. Iniciativa da Yalorixá Mãe Baiana de Oyá, o bloco está profundamente enraizado na reverência às entidades conhecidas como Pelintras, Malandros, Exus e Pombagiras, coletivamente chamados de Povo da Rua. “O Bloco de Pelintra é uma homenagem vibrante e uma celebração do Povo que cuida, anima e protege o carnaval de rua. É uma manifestação cultural que resgata e exalta as tradições afro-brasileiras, trazendo ao centro das festividades a ancestralidade, a resistência e a alegria das religiões de matriz africana”, detalha o representante do bloco, Kirá Fernandes.
Premiado algumas vezes pelo trabalho de destaque no carnaval de Brasília, mesmo tendo surgido há menos tempo, o Bloco das Montadas é um dos símbolos de resistência LGBTQIA+ da cidade, botando a diversidade para brilhar na folia. A diretora-geral do bloco, Ruth Venceremos, destaca o fortalecimento da economia local com a manifestação. “A diversidade é a essência do verdadeiro carnaval! É ela que transforma a festa em um ambiente democrático, onde todas as identidades e expressões culturais têm espaço para brilhar”, acrescenta.
O Samba da Tia Zélia também vem ganhando destaque nos últimos anos com as rodas de samba na Vila Planalto. Neste carnaval, o folião brasiliense também vai poder cair no samba. Marcelo Ribeiro, sócio-fundador e produtor do Samba da Tia Zélia, sublinha a importância da conscientização do folião a respeito das bandeiras que sustentam o Samba da Tia Zélia, que é a luta contra o preconceito, o assédio e a violência. “Além do fortalecimento de diversas expressões artísticas, o carnaval é uma grande oportunidade de tirar do papel a economia criativa, garantindo o trabalho dos ambulantes, de artistas que atuam na informalidade e de tantos outros profissionais. Essa época do ano acaba dando uma chance a muita gente de conhecer tantos artistas talentosos que a cidade possui, mas muitas vezes não tem o alcance merecido ao longo do ano”, ressalta.
Organização
A alegria não pode ter barreiras. Por isso, o DF Folia 2025 foi pensado para receber todas as pessoas, independentemente da idade, condição física ou econômica. Os circuitos contarão com espaços acessíveis, intérpretes de Libras, banheiros adaptados e pontos de acolhimento, garantindo que todos possam viver o carnaval com segurança e conforto.
A sustentabilidade também foi levada em conta na construção do carnaval. O DF Folia 2025 adota práticas responsáveis, instalando pontos de coleta seletiva, incentivando o uso de materiais recicláveis e estabelecendo parcerias com cooperativas de catadores. A logística do evento prioriza a mobilidade sustentável, com incentivos para transporte público, bicicletas compartilhadas e caronas solidárias, garantindo que a folia aconteça de forma ambientalmente responsável.
Já sobre a segurança, mapas e sinalizações serão instalados, orientando o público e prevenindo aglomerações nos Territórios Folia, que devem receber mais de 50.000 foliões por circuito, com palcos de alta qualidade, áreas de alimentação acessíveis, sanitários e espaços de convivência.
A segurança será reforçada por equipes especializadas e em parceria com órgãos públicos, promovendo um ambiente harmônico e seguro. Mais do que evitar conflitos, a estratégia busca criar espaços acolhedores onde cada folião se sinta parte dessa grande celebração.
“A ideia de um circuito carnavalesco candango vem sendo construído há muitos anos e ganhando força com os blocos tradicionais junto aos novos blocos de rua. É uma honra fazer parte da consolidação desse circuito em diálogo com os principais blocos atuantes no DF, fortalecendo a cultura popular candanga e a identidade carnavalesca plural do DF”, frisa a coordenadora geral do DF Folia e presidente do Instituto Rosa Dos Ventos, organização da sociedade civil (OSC) responsável pela realização do Carnaval, Stéffanie Oliveira.
Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, o pré-carnaval em Brasília – nos próximos dias 22 e 23 - promete ser um marco de inovação cultural.
Abrantes destaca ainda “que com o slogan do DF Folia 2025 - ‘Neste carnaval, desfile todo o seu respeito’ -, queremos incentivar uma festa que celebre nossa diversidade com respeito mútuo, impulsionando a economia criativa e fortalecendo nossa identidade cultural - transformando Brasília em um verdadeiro palco para a criatividade, a alegria e o respeito”.
Confira abaixo o roteiro do DF Folia 2025 neste pré-carnaval:
21 de fevereiro de 2025 (Sexta-feira)
Carnaval Urgente 2025Local: Setor Bancário Sul - Área Externa do Calaf
21hs - abertura dos portões
21:00 a 21:40 - Dj Ketlen
21:40 a 22:40 - Macetada
22:40 a 23:20 - Dj Ketlen
23:20 a 00:20 - Samba da Passarinha
00:20 a 01:00 - DJ Ketlen
01:00 a 04:00 - Samba Urgente
22 de fevereiro de 2025 (Sábado)
Suvaquinho da AsaLocal: Estacionamento do Espaço Eixo Cultural Ibero-americano, Eixo Monumental
10h - Abertura com Dj Laine D'Olinda
10:30 -Oficina de Maracatu
11h - Vivendo e Batucando
12h - Dj Laine D’Olinda
12:30 - Circo Artetude ( bem bolado com Pé de Cerrado)
13:30 - Dj Laine D’Olinda
Bloco Suvaco da AsaLocal:Estacionamento do Espaço Cultural Ibero-americano, Eixo Monumental
15h - Maracatu Zenga
15:40 - Dj Laine D’Olinda
16h - Boi do Seu Teodoro
17h - Dj La Ursa
17:30 - Orquestra Marafreboi
participação Fábio Trummer (Banda Eddie)
18:10 - Cortejo
19:30 - Dj La Ursa
20h - Emília Monteiro
21h - Dj La Ursa
22h - Encerramento
Bloco do PretinhoLocal: Quadra 07 Conjunto D AE - Praça Pública em frente à Escola CEF 01 do Varjão (RA XXIII - Varjão)
17h - Abertura com som automotivo.
18h - Instituto Raízes.
19h - DJ Jeff.
20h20 - DJ Marcos.
21h40 - Nando Boy.
23h - Automotivo extra palco.
00h - MC Andrezynho. 01h20 - Automotivo e DJ Marcos & DJ Alef
Bloco de Carnaval: SublimaçãoLocal: Pracinha da Quadra 14 do Park Way (RA XXIV - Park Way)
Horário: 15h00 às 18h00 - Banda de metais, percussão, instrumentos musicais e cantores (marchinhas e axés). Praça ampla, com food trucks e barracas de alimentação.
Bloco Trem das CoresLocal: Praça Central - Padre Roque, Núcleo Bandeirante (RA VIII - Núcleo Bandeirante)
15h - Abertura e informes. 16h - Brincadeiras infantis. 17h30 - Banda Trem das Cores (Marchinhas e frevos).
18h45 - Intervalo.
20h - Trem das Cores parte 2.
21h - Encerramento com som mecânico
Bloco da Cabeça do PimpolhoLocal: EQN 408/409 - Asa Norte - Estacionamento em frente à Escola Canarinho (RA I - Plano Piloto)
14:00 às 16:00h - dj vieiras
16:00 às 18:30h - banda se joga
18:30 às 19:30h - dj vieiras
19:30 às 22:00h - banda kipekado
Bloco Galo CegoLocal: Setor Bancário Sul - Praça dos Bancários em frente ao antigo BB
13:00 hs - Dj Salsa
14:30 hs - Bloquinho Cortando Cebola
15:00 hs - Dj Pezão (Criolina)
16:15 hs - Banda Galo Cego
19:15 hs - Dj Chokolaty
21:00 hs - Encerramento
23 de fevereiro de 2025 (Domingo)
Espreme a Pitanga - O Bloco de Choro do DFLocal: Concentração na Quadra 205/206 Norte (Asa Norte), seguindo em cortejo pelo Eixão Norte até a altura da 208 Norte
14h - Concentração
15h - Saída da 205 Sul.
16h - Chegada na 208 Sul.
17h - Final
Bloco de Pré-Carnaval Maria Vai CasoutrasLocal: Parque da Cidade - Estacionamento 11 (Ana Lídia)
13h - Abertura - Carnaval Infantil.
14h30 - Oficinas infantis.
15h30 - DJ
16h - Marias Kids.
17h - Patubaté.
17h30 - Batalá
17h45 - DJ
18h - Banda Maria Vai Casoutras e Bandão das Marias
Commentaires