Bloco das Montadas tem Tati Quebra Barraco e Aretuza Lovi no domingo de carnaval de Brasília

O Bloco das Montadas já é um clássico no domingo de carnaval de Brasília e neste ano vai ocupar a área externa do Museu Nacional da República, no dia 2 de março. Para a festa da diversidade, promovida pelo coletivo Distrito Drag, as atrações são Tati Quebra Barraco, Aretuza Lovi, Romero Ferro e Ane Êoketu, que se apresentam a partir das 13h. Para celebrar os ritmos brasileiros, tema desta edição, a mistura sonora tem funk carioca, pop, tecnobrega, forró, sofrência, frevo e samba.
Integram a lista de atrações, a bateria da escola de samba Capela Imperial, as DJs Ella Nasser e Patty Peronti e a Banda do Bloco das Montadas, que faz sua estreia. Um show de carnaval composto por um elenco de drag queens é um dos destaques do bloco neste ano.
A proposta é uma festa com entrada gratuita, que celebra a diversidade com respeito e segurança, aberta a toda a família. Para Ruth Venceremos, uma das diretoras do Bloco das Montadas, viver a brasilidade por meio da música guiou a direção artística da atração. “A gente quer celebrar as vertentes musicais que nos definem, que definem a pluralidade do nosso carnaval”, define.
A celebração da brasilidade por meio dos nossos ritmos musicais surgiu como o norte para a direção artística da atração. “Pensar o bloco parte dessa vontade de unir todas as cores, ritmos e de mostrar a força da diversidade”, reforça Ruth.
Banda
Para reforçar a identidade da arte drag e promover uma atração especial para o público, o Distrito Drag estreia neste ano a Banda do Bloco das Montadas. A escolha das vocalistas foi realizada por meio de concurso e as escolhidas para dar voz ao grupo musical foram as drag queens K-Halla e Vanilla Jezz.
Apoio e acessibilidade
O Bloco das Montadas tem um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), com mobilidade reduzida e cadeirantes, de modo que esta parcela do público tenha visibilidade do palco, mais conforto e autonomia. A área ocupada pela atração disponibiliza banheiros acessíveis. Para facilitar a comunicação, intérpretes de libras vão estar no palco e uma equipe de apoio fica disponível para atender às
diversas necessidades do público.
Marco em Brasília
Criado e protagonizado por drag queens, o Bloco das Montadas surgiu em 2018. A expectativa era reunir 500 pessoas, mas 15 mil se juntaram à festa do Distrito Drag. Em 2019, 2020 e 2023, a atração foi eleita, por voto popular, como o melhor e mais seguro bloco de carnaval do DF em premiação realizada pelo Correio Braziliense. Na edição de 2024, o público registrado foi de 60 mil pessoas.
SERVIÇO
Bloco das Montadas 2025
2 de março (domingo), às 13h
Na área externa do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Entrada gratuita
Instagram/Informações: instagram.com/blocodasmontadas
Comments