Biblioteca Demonstrativa promove workshop de produção musical com Samuel Mota
- Rodrigo Carvalho
- 29 de jan.
- 3 min de leitura

No próximo dia 5 de fevereiro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, promove um workshop gratuito de produção musical com Samuel Mota, músico, produtor e multi-instrumentista de destaque na cena musical brasileira. O evento está marcado para as 19h30 e é aberto ao público, sujeito à lotação do espaço. Os participantes receberão certificado de participação.
O workshop tem como foco as noções básicas do software Ableton Live, uma das ferramentas mais utilizadas mundialmente para produção e performance musical. A atividade é voltada para músicos, DJs, beatmakers, MCs, performers e outros interessados em dar os primeiros passos na produção musical ou aprimorar seus conhecimentos.
Durante o encontro, Samuel Mota abordará tópicos como a apresentação do layout do programa, organização de projetos, utilização de canais de áudio e MIDI, efeitos básicos (compressão, reverb, delay, entre outros), automação, templates, e o tratamento de canal master. A programação inclui ainda exemplos práticos de músicas produzidas no software e uma demonstração ao vivo do processo de criação musical.
Com uma trajetória musical consolidada, Samuel Mota é fundador do estúdio Zarabatana Records e já trabalhou em álbuns, trilhas sonoras e projetos de artistas renomados. Ele também integra o grupo Muntchako e já colaborou com nomes como GOG, Banda Eddie, Jah Live, Clinton Fearon, e muitos projetos e nomes expressivos da cena candanga e nacional.
O evento é uma contrapartida social e conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. “A atividade é uma oportunidade para interessados em produção musical ampliarem seus conhecimentos e trocarem experiências com um profissional com longa trajetória na cena musical”, ressalta Samuel Mota.
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a BDB oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades.
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações, acesse as redes sociais da @bdbcultural no Instagram e no Facebook.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço
Workshop de Produção Musical com Samuel Mota
Data: 5 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília/DF
Entrada gratuita (sujeita à lotação)
Certificação: haverá entrega de certificado de participação
Comments