Baccarelli leva Orquestra Sinfônica Heliópolis à posse do prefeito de São Paulo
A convite da Prefeitura de São Paulo, o Baccarelli vai levar a Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro Edilson Ventureli, à posse do prefeito da cidade, Ricardo Nunes. Durante a cerimônia, que está marcada para 1º de janeiro de 2025 no Theatro Municipal, os jovens integrantes da orquestra vão apresentar um repertório com obras de Georges Bizet, Francis Hime e Chico Buarque, além de pout-pourri com músicas que homenageiam a cidade, encomendado especialmente para a ocasião.
Para o evento, a orquestra seguirá com uma formação de 40 jovens, todos beneficiários da iniciativa de transformação e inclusão social baseada em educação e cultura promovidos há quase três décadas pelo Baccarelli em Heliópolis. Localizada na zona sul, a favela é a maior da capital paulista.
A participação na cerimônia de posse do prefeito Ricardo Nunes representa o compromisso da instituição com a cidade de São Paulo. Desde 2022, é responsável pela gestão de 12 Centros Educacionais Unificados (CEUs), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nos CEUs, o Baccarelli utiliza toda sua expertise desenvolvida em Heliópolis para oferecer gratuitamente atividades culturais, esportivas e de lazer à população. Juntas, as unidades já contabilizam 7 milhões de atendimentos anuais.
“No Baccarelli temos a convicção de que educação e cultura são instrumentos fundamentais de transformação social, processo que está muito bem refletido na Orquestra Sinfônica Heliópolis. É com muito orgulho que, a convite do prefeito Ricardo Nunes, a favela de Heliópolis vai estar representada nesta posse mostrando o talento da sua juventude”, destaca Edilson Ventureli, maestro e CEO do Baccarelli.
Consolidado como uma das mais importantes organizações sociais do país, o Baccarelli está envolvido em um outro projeto ambicioso: a construção do Teatro Baccarelli. Com mais de 500 lugares, a sala de concertos representa uma verdadeira revolução na cultura para Heliópolis e seu entorno, áreas que hoje não têm equipamentos culturais com o nível de excelência que o espaço promete – o Teatro Baccarelli é a primeira sala de concertos localizada em território de favela no mundo. Para a construção, que está em andamento e cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2025, a instituição segue em campanha de captação de recursos.
Completam as atividades do Baccarelli em Heliópolis iniciativas como o Restaurante Baccarelli, que oferece mais de 15 mil refeições mensais aos alunos e a suas famílias, além de realizar cursos de capacitação em cozinha profissional para as famílias do território. Ainda no final de 2024, a instituição ampliou mais uma vez seu campo de atuação e passou a gerir o Projeto Escola Aberta em 10 EMEFs. Neste último caso, o Baccarelli venceu edital da Secretaria Municipal de Educação para a promoção de atividades esportivas e culturais para as comunidades, além de café da manhã, da tarde e almoço para os frequentadores aos sábados e domingos.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.
Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.600 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.
Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: institutobaccarelli.org.br/
Comments