top of page

Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Outubro Rosa”


O Outubro Rosa é um mês de conscientização e de mobilização social para reforçar mensagens sobre prevenção e detecção do câncer de mama. Neste mês, a artista Nati Maia lança a campanha “Outubro Rosa”. O lançamento faz parte da iniciativa nomeada C.A.P – Calendário Artístico Preventivo que, desde janeiro de 2024, visa conscientizar, de forma artística, sobre a importância de cada mês de prevenção por meio de fotos sobre doenças e causas sociais durante todos os dias e meses do ano. Todas as campanhas podem ser conferidas pelo Instagram: @calendario_art_prev. Gratuito.

Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF, o C.A.P chega ao décimo mês do projeto com a temática de suma importância, afinal no dia 19 de outubro se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama.

 

A maquiagem desse mês é de quebra de padrão, quebra de paradigmas e principalmente de quebra de tabus. Precisamos falar sobre câncer de mama, precisamos poder expor esse tipo de coisa sem que seja um assunto sexualizado”, destaca a artista que maquiou, desta vez, a modelo Aline Sugai. 

 

Maia ressalta ainda sobre a importância da atenção aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama como caroço endurecido, pele da mama avermelhada ou até pequenos nódulos que apareçam no pescoço e/ou axilas.

 

Sobre o C.A.P- Em 2018, com a parceria da fotógrafa Kakau Lossio, a artista e maquiadora brasiliense Nati Maia realizou uma sessão de fotos com o tema Outubro Rosa não apenas para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mas também para valorizar a mulher por meio de fotos e maquiagens que realçam o empoderamento feminino. A iniciativa foi um sucesso e viralizou nas redes sociais das artistas.  Agora, Maia resolveu estender o projeto para os outros meses que também são de suma importância social.

No total, serão 12 meses de postagens diárias – 365 dias - e 12 ensaios fotográficos que já começaram a ser produzidos em 2023 e tiveram estreia no dia 1º de janeiro de 2024. Cada ensaio utiliza técnicas de maquiagem artística – feitas pela própria Nati Maia – e convida 12 fotógrafos para retratarem cada mês de conscientização, com as cores pré-determinadas de acordo com os meses do ano.

Ações - Além dos ensaios fotográficos produzidos de acordo com a temática e cores de cada mês do ano e suas respectivas postagens, Nati Maia divulgará cada tema por meio da entrega de panfletos físicos em locais estratégicos do Distrito Federal, redes sociais e outros meios de comunicação. Ao final do ano, será criado um calendário da campanha para ser utilizado no ano de 2025. O mesmo será entregue em instituições que trabalhem os temas em comum com o projeto. Haverá ainda um coquetel com exposição final, para distribuição gratuita deste Calendário, no Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul, com todas as fotografias registradas em Dezembro de 2024.


Ficha Técnica de Outubro:

Maquiadora: Nati Maia

Fotógrafa: Pryscilla Kacilda

Modelo: Aline Sugai

Produção: Jefferson Leão

Estúdio: Estúdio Laje

 

Serviço: Artista brasiliense Nati Maia lança campanha “Outubro Rosa”

Local: Instagram: @calendario_art_prev

Gratuito

Livre para todos os públicos


Comentarii


bottom of page