APAN realiza Encontros Regionais para consolidar estratégias coletivas no audiovisual negro brasileiro
- Rodrigo Carvalho
- há 3 dias
- 3 min de leitura

Fortalecer redes locais, escutar as demandas específicas de cada território e consolidar estratégias coletivas para o audiovisual negro brasileiro. Com esse foco, a APAN — Associação de Profissionais do Audiovisual Negro — realiza entre abril e maio os Encontros Regionais nas cinco regiões do país: Sul, Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste. A iniciativa é parte de um amplo processo de mobilização e planejamento cujo objetivo é atualizar a atuação da associação até 2027, a partir da escuta e do diálogo com profissionais e lideranças locais.
Os encontros presenciais acontecem após a realização de uma série de Encontros Estaduais promovidos entre janeiro e fevereiro de 2025 e dão continuidade ao Encontro Nacional realizado em 2023. Com presença confirmada da Diretoria da APAN, mobilizadores locais, representantes do movimento negro e profissionais do setor, os Encontros Regionais serão espaços de partilha, diagnóstico e proposição de caminhos para o fortalecimento do audiovisual negro ao nível regional e nacional.
“Estamos falando de territórios que têm histórias, desafios e potencialidades próprias. A proposta dos encontros é reconhecer essas singularidades e, a partir delas, construir metas coletivas para o fortalecimento do audiovisual negro em todo o país”, afirma Tatiana Costa, presidenta da APAN.
A programação inclui atividades internas e abertas ao público, como os Diálogos APAN, espaços de debate e reflexão sobre as perspectivas do audiovisual negro nas diferentes regiões. Além de propor caminhos para o enfrentamento ao racismo estrutural no setor, os encontros também reforçam a urgência de políticas afirmativas, ações de reparação histórica e estratégias de incidência política em âmbito local e nacional.
Os objetivos centrais dos Encontros Regionais são atualizar o Planejamento Estratégico da associação com base nas realidades territoriais, fortalecer a rede regional de profissionais do audiovisual negro, consolidar metas e prioridades de atuação política e cultural para os próximos anos, e ampliar o diálogo com o movimento negro e com gestões públicas nos estados.
Programação dos Encontros Regionais:
Abril
25 a 27 — Região Sul — Florianópolis–SC26/04 | Atividade aberta ao público
Diálogos APAN – Perspectivas do audiovisual negro na Região Sul
Exibição de filmes e debate com convidados19h - Teatro Sesc Prainha Florianópolis
Maio
01 a 04 — Região Sudeste — Belo Horizonte–MG02/05 | Atividade aberta ao públicoDiálogos APAN – Perspectivas do audiovisual negro na Região SudesteExibição de filmes e debate com convidados20 a 22 — Região Norte — Amapá–AP21/05 | Atividade aberta ao públicoDiálogos APAN – Perspectivas do audiovisual negro na Região NorteExibição de filmes e debate com convidados23 a 25 — Região Centro-Oeste — Brasília–DF24/05 | Atividade Aberta ao públicoDiálogos APAN – Perspectivas do audiovisual negro na Região Centro OesteExibição de filmes e debate com convidados
Junho
6 a 8 — Região Nordeste — João Pessoa–PB
Os Encontros Regionais integram o Planejamento Estratégico 2023–2025 da APAN e exibem o papel da entidade como articuladora nacional do audiovisual negro, comprometida com a defesa dos direitos da população negra, a democratização da produção cultural e o enfrentamento ao racismo nas estruturas do setor.
Sobre a Associação de Profissionais do Audiovisual NegroA Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) é uma organização brasileira que atua no fortalecimento de profissionais negros no setor audiovisual. Fundada em 2016, a entidade promove formações, laboratórios, festivais, redes de apoio e ações de incidência política com foco na equidade racial, democratização do acesso aos meios de produção cultural e valorização das narrativas negras. A APAN é hoje uma das principais referências em audiovisual negro no Brasil e na América Latina.
Comentários