top of page

Amara Moira lança o livro "Neca" na Biblioteca Demonstrativa com participação da deputada Erika Kokay


No dia 30 de janeiro, às 19h, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco de mais um evento marcante que une literatura, política e resistência. A escritora Amara Moira, travesti, feminista e doutora em Teoria e Crítica Literária pela Unicamp, lança seu novo livro, “Neca: romance em bajubá” (Companhia das Letras, 2024). O evento contará com uma palestra sobre o processo criativo da obra, com entrada gratuita por ordem de chegada. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a transmissão será realizada ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube. 

A presença de Amara Moira na BDB faz parte das celebrações do Dia da Visibilidade Trans, comemorado oficialmente em 29 de janeiro, reforçando a importância da diversidade e da inclusão na sociedade. Realizado pelo Ministério da Cultura, o evento conta com o apoio do Instituto Incluir, do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura do DF, da Biblioteca Nacional, do Instituto Quintal, do coletivo Linhas da Resistência, do Núcleo de Estudos Sobre Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade de Brasília, do Arquivo Lésbico e da Livraria Circulares.  

Uma participação especial enriquecerá a programação: a Deputada Erika Kokay, reconhecida por sua defesa incansável dos direitos humanos e da democracia, estará presente. Autora do Projeto de Lei João W. Nery, que visa garantir o direito à identidade de gênero no Brasil, Erika traz ao evento sua experiência e engajamento, ampliando os debates sobre a relação entre literatura, política e igualdade. “Trazer Amara Moira para BDB é oferecer ao público a oportunidade de enxergar a literatura sob uma ótica decolonial e afetiva”, reforça a coordenadora cultural, Marina Mara. 

Mais sobre o Livro “Neca”

Escrito integralmente em pajubá, o romance “Neca” apresenta uma narrativa envolvente e ousada. A obra acompanha uma travesti revisitando as memórias de sua vida como prostituta, abordando nuances de sua trajetória entre o Brasil e a Europa. Considerado "hilário, escatológico e único em sua sofisticação literária", o livro recebeu elogios de críticos como Helena Vieira e Caetano W. Galindo, consolidando Amara Moira como uma das principais vozes literárias contemporâneas.  

Sobre a autora Amara Moira  

Além de autora de “Neca”, Amara Moira publicou “E se eu fosse puta” (n-1 edições, 2023), é colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente, atua como Coordenadora no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo. Sua trajetória combina literatura e ativismo, dando voz a questões essenciais sobre gênero, sexualidade e direitos humanos.  

Erika Kokay: uma trajetória de lutas  

Natural de Fortaleza, Erika Kokay iniciou sua militância no movimento estudantil durante a ditadura militar e, em Brasília desde 1975, formou-se em Psicologia pela UnB. Destacou-se como sindicalista e foi eleita deputada distrital e federal. Sua atuação legislativa é marcada pela defesa das pautas LGBTQIAPN+, proteção de crianças e adolescentes, além do combate à exploração sexual e à violência.  

Sobre a programação cultural da BDB

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Serviço: 

O que: palestra e lançamento do livro “Neca” romance em bajubá”, de Amara Moira  

Quando: 30 de janeiro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília-DF

Entrada gratuita e por ordem de chegada  

Transmissão ao vivo pelo canal oficial da @bdbcultural no YouTube 


Comentários


bottom of page