top of page

Alunos de Medicina do UNICEPLAC são premiados em congressos científicos


Estudantes de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC se destacaram em dois importantes eventos científicos nacionais: o V Congresso de Ética Médica, promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), e o 41° Congresso Brasileiro de Pediatria, em Florianópolis (SC). As premiações reforçam o papel do UNICEPLAC no incentivo à pesquisa e à extensão universitária.


Destaque na ética médica

No V Congresso de Ética Médica, realizado em Brasília nos dias 4 e 5 de outubro, três trabalhos de estudantes do curso de Medicina do UNICEPLAC ficaram entre os mais bem avaliados. O evento reuniu médicos, acadêmicos e especialistas para promover discussões sobre temas fundamentais para a prática médica.

Os trabalhos premiados foram:

3° lugar: “Inteligência artificial e medicina: impactos e limites éticos associados”, do aluno Mucio Eustáquio dos Santos Filho, com coautoria dos estudantes Isabella Soares Silveira, Milena Porto Tomáz e Pedro Lucas Alves de Almeida, e orientação do professor Dr. Ubirajara José Picanço de Miranda Junior.

5° lugar: “Bioética e prematuridade: desafios e perspectivas no cuidado neonatal”, do estudante Samuel Sotero Lourenço, com coautoria do professor Dr. Ubirajara José Picanço de Miranda Junior e orientação da professora Dra. Marilucia Rocha de Almeida Picanço, da Universidade de Brasília (UnB).

7° lugar: “Exploração ou formação? A ética do trabalho não remunerado e das longas jornadas para estudantes de Medicina”, da estudantes Maria Eduarda Bastos de Faria, com coautoria dos alunos Cecília de Aguiar Benvinda e Maísa Mayumi Kubo Marques, e orientação do professor Dr. Anderson Albuquerque de Carvalho.

Estudante do 8° semestre do curso de Medicina da instituição, Múcio explica que a proposta do trabalho premiado surgiu durante as aulas da disciplina de Ética Médica, que compõe a grade curricular dos estudantes. Juntamente com os colegas coautores, Isabela Soares, Milena Porto e Pedro Lucas, o objetivo era falar sobre a inteligência artificial (IA) e os impactos éticos e limites associados à Medicina. “A Inteligência Artificial pode ser útil no aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e tratamento de diversas patologias. Porém, deve-se levar em consideração seus aspectos legais e suas limitações, protegendo sempre os dados dos pacientes”, avalia Múcio.

 

Excelência em Pediatria

Já no 41° Congresso Brasileiro de Pediatria, considerado um dos maiores da área no Brasil, o estudante Samuel Sotero, do 8° semestre do curso de Medicina do Centro Universitário UNICEPLAC e presidente da Liga de Pediatria do Distrito Federal, recebeu a menção de melhor trabalho na área de hepatologia. O estudo, intitulado “Hepatite Viral: Os impactos aos serviços de saúde do Distrito Federal”, abordou os desafios e soluções relacionados à prevenção da doença em crianças, com foco na importância da imunização. “Além de letal, as infecções pelo vírus da hepatite - especialmente o C -, tem altas chances de cronificação, o que impacta diretamente na vida adulta. Porém, existe a vacinação devidamente disponível no Programa Nacional de Imunização, que protege os indivíduos contra essa doença", explica Samuel.

De acordo com o estudante, a ideia do trabalho surgiu a partir de uma conversa entre os integrantes da Liga de Pediatria do UNICEPLAC. Com a orientação da professora Dra. Renata Seixas, a pesquisa foi desenvolvida em colaboração com Witoria Silva, Henrique Socha, Amanda Moreno e Yasser Isler, todos coautores e estudantes de Medicina na instituição. “Sou muito grato ao UNICEPLAC porque a instituição me proporcionou a ida ao Congresso. Sem esse auxílio, eu não teria conseguido participar deste evento tão importante para minha carreira”, compartilha Samuel.


Sobre o curso de Medicina do UNICEPLAC

Com 22 anos de tradição e nota máxima (5) no MEC, o curso de Medicina do UNICEPLAC tem duração de seis anos, capacitando o futuro profissional a trabalhar em todos os níveis do sistema de saúde, com visão integral do ser humano e apto a integrar uma equipe multidisciplinar.

Entre os diferenciais, o estudante tem a oportunidade de praticar o conhecimento em um dos maiores centros de simulação médica do país e no maior acervo anatômico da região. A instituição oferece mais de 35 ambulatórios dentro da faculdade para atendimento à população, onde, a cada ano, mais de 12 mil pessoas da comunidade são atendidas gratuitamente em diversas áreas.

Esses diferenciais, aliados ao incentivo à pesquisa e extensão, consolidam o UNICEPLAC como referência na formação de médicos altamente capacitados e comprometidos com a ciência, ética e responsabilidade social.


コメント


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page