top of page

AlfaCrux: nanossatélite 100% brasiliense lançado ao espaço ganha mostra no Planetário de Brasília Luiz Cruls


O Planetário de Brasília Luiz Cruls vai receber uma mostra espacial: uma réplica do AlfaCrux, o primeiro nanossatélite do Governo de Brasília e 100% fomentado por uma fundação de apoio à pesquisa: a Fundação Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A iniciativa coloca Brasília como uma capital de vanguarda da ciência e da inovação. O AlfaCrux, no seu tempo em órbita (2 anos), demonstrou tecnologias estratégicas para a implementação de sistemas de coleta de dados fundamentais, tais como desmatamento e queimadas. E para celebrar sua criação e missão, será lançada, no dia 24 de outubro, uma mostra em que uma réplica do nanossatélite em tamanho real ficará exposta permanentemente no Planetário de Brasília. Durante a mostra, os visitantes terão a oportunidade de conhecer ainda os bastidores do projeto, explorar conteúdos interativos e ouvir depoimentos de quem participou dessa conquista. Durante os três primeiros dias de evento, estão programadas também atividades educativas para crianças e jovens e entrega de brindes.


A mostra do AlfaCrux será um grande presente ao Planetário de Brasília Luiz Cruls, integrando as comemorações de aniversário deste importante espaço de ciência e tecnologia da cidade, que completou 50 anos neste ano de 2024.

"Com o apoio da FAPDF, o projeto de criação e lançamento do AlfaCrux no espaço destaca o compromisso do Governo do Distrito Federal em se posicionar como um centro de inovação e tecnologia avançada. Um passo importante para consolidar Brasília como um pólo inovador de lançamento de nanossatélites no espaço. Esta iniciativa do Departamento de Engenharia Elétrica da UNB, só foi possível com a perfeita integração da tríplice hélice entre governo, academia e setor produtivo.” - Marco Antônio Costa Júnior - Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF)


AlfaCrux

O AlfaCrux é um nanossatélite, em formato de cubo, de 10cm e pesando cerca de 1kg. Mesmo sem câmeras, ele possui capacidade de coletar dados sobre o que ocorre em lugares distantes, como o Cerrado e a Amazônia. O projeto foi um marco na inovação da pesquisa espacial do Distrito Federal e do Brasil. Foi lançado ao espaço em 1 de abril de 2022, a bordo de um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, em Cabo Canaveral (EUA). O nanossatélite comunicou perfeitamente com a Terra até abril de 2024, quando se desintegrou na atmosfera terrestre, cumprindo sua missão após dois anos de operação. Entre os seus  principais objetivos estavam treinamento e formação de recursos humanos no projeto e operação de missão espacial, estudar a viabilidade de conexão de comunicação em áreas de interesse estratégico do país, bem como em regiões remotas, e validar tecnologias para coleta de dados do meio ambiente. O AlfaCrux é o primeiro passo de um projeto ousado, para que outros nanossatélites semelhantes possam ser lançados e auxiliar o Brasil e o mundo em pesquisas espaciais e terrestres.


Sobre a FAPDFA Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é uma fundação pública de direito privado, dedicada a estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no Distrito Federal. Sua missão é contribuir para o bem-estar da população, a preservação do meio ambiente e o avanço em ciência e tecnologia, por meio de parcerias estratégicas entre governo, instituições de ensino e de pesquisa, e setor produtivo. Há 31 anos, a FAPDF busca criar um ambiente que favoreça a inovação, o crescimento acadêmico e o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Atuando como um elo essencial entre o conhecimento científico e a prática, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal apoia projetos que transformam ideias em soluções concretas, beneficiando a população de Brasília e a sociedade brasileira como um todo. Com programas, editais e investimentos direcionados, a Fundação também impulsiona o crescimento de startups, a criação de políticas públicas inovadoras e o avanço de Brasília como um pólo de inovação e referência nacional no desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

PROGRAMAÇÃO

- 24 de Outubro - Abertura Oficial

9h - 9h30: Recepção e Coffee Break

9h30 - 10h30: Solenidade de Abertura

10h30 - 11h00: Exibição do Filme "Alfa Crux" e Painel de Debate (rápido)

11h00 - 12h: Visitação ao Planetário

14h - 17h: Visitação das Crianças


- 25 e 26 de Outubro - Educação e Ciência para Jovens Estudantes

9h - 12h e 14h - 17h: Visitação dos Grupos Escolares


SERVIÇO

Mostra do nanossatélite AlfaCrux

Quando: Evento de 24 a 26 de outubro (quinta a sábado)A mostra ficará permanentemente no espaço após o evento

Visitação: terça a domingo, das 7h30 às 19h

Onde: Planetário de Brasília Luiz Cruls

Quanto: Gratuito

Mais informações:instagram.com/nanoalfacrux

Assessoria de Imprensa: 61 99147-8074 (Davi Mello)



Comments


bottom of page