Adriana Melo e Luciana Câmara homenageiam Angela Borsoi em espaço da CasaCor Brasília 2024
Pela segunda vez, as designers de interiores Adriana Melo e Luciana Câmara integram o circuito da CasaCor Brasília, maior mostra de arquitetura e design das Américas. Para a 32ª edição, que será sediada até 16 de outubro, a dupla apresenta o “Terraço Borsoi”, projeto de 500m² em ocupação inédita com o campo do Estádio Nacional Mané Garrincha como plano de fundo.
Para o tema no ano, “De presente, o agora”, que propõe uma reflexão entre passado e presente, elas homenageiam Angela Borsoi. A designer de interiores cresceu entre pincéis e pranchetas; da mãe, a artista plástica Yvonne Borsoi, herdou o olhar apurado para a estética; do pai, Acácio Gil Borsoi, veio o desejo e o incentivo profissional voltado para o décor.
Para representar a essência disruptiva da artista e, ao mesmo tempo, respeitar a arquitetura brutalista do Estádio, foi utilizado o contraste de elementos: concreto e aço, tradicionalmente mais rígidos, com madeira, têxteis e uma iluminação intimista, na intenção de trazer mais acolhimento.
“O objetivo foi adicionar um toque de ousadia, fugindo do convencional, algo que consideramos crucial em uma mostra de arquitetura e interiores. O Terraço Borsoi integra-se ao circuito oferecendo aos visitantes uma vista interna do estádio e convidando-os a desfrutar do momento presente, sem pressa”, reforça Luciana Câmara.
Inspirado nos terraços e rooftops de Nova York, que valorizam suas vistas espetaculares, foi criado um layout audacioso que mescla visuais sofisticados e modernos por meio de materiais. Nos dois lounges — jardim e deck — possibilita-se experiências distintas, porém complementares, dentro do espaço. Sem contar a vista, que eleva a experiência.
“Nosso ambiente foi pensado para fomentar a interação social, criando condições ideais para que as pessoas permaneçam e desfrutem do momento presente. Acreditamos que a vitalidade dos espaços é fundamental para atrair e engajar”, destaca Adriana Melo.
Cada vez mais, as designers têm focado em incorporar os princípios da arquitetura biofílica em seus projetos, que consiste na utilização de materiais ecologicamente responsáveis e na integração da natureza de forma harmoniosa aos espaços. No desenvolvimento, foram estabelecidas premissas essenciais: sustentabilidade, acessibilidade, coletividade, contemplação do presente, conexão com a natureza e acolhimento — elementos presentes desde o teto, feito com fragmentos de espelhos, até o mobiliário, com peças de reflorestamento.
Sobre as designers
Formada em design de interiores pela Instituição de Educação Superior de Brasília (IESB), Adriana Melo prioriza em seus projetos a conexão entre espaços interiores e exteriores, ambientes espaçosos com ventilação e luz natural, além de riqueza de detalhes relacionados com a personalidade e necessidades do cliente.
Apaixonada por arquitetura e decoração, Luciana Câmara tem como objetivo criar ambientes que estimulem os sentidos. Também graduada em Design de Interiores pelo IESB, a profissional dedica-se à concepção de espaços residenciais, comerciais e corporativos com personalidade, focando na integração entre as pessoas e os espaços.
Serviço
32ª CASACOR Brasília
Duração: Até 16 de outubro de 2024
Local: Arena BRB Mané Garrincha
Ingressos e informações nas páginas oficiais da CasaCor Brasília.
Comments