top of page

A VIDA VALE +: ação simbólica na Esplanada dos Ministérios reforça a luta contra o HIV/AIDS

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Esplanada dos Ministérios foi palco de uma mobilização emblemática na manhã do último domingo, dia 1º de dezembro. Um laço gigante, acompanhado pelos dizeres “A Vida Vale +”, foi exposto em frente ao Congresso Nacional, com letras de 2,5 metros de altura, destacando a urgência de ações efetivas contra a epidemia de HIV/AIDS.

A deputada federal Érika Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao HIV/AIDS, participou do evento, reforçando o compromisso com políticas públicas que priorizem a vida e a dignidade das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Além da exposição do laço, o Congresso Nacional será iluminado na cor vermelha nos dias 1º e 2 de dezembro, a partir das 19h, como um ato simbólico para chamar atenção da sociedade e das autoridades para a gravidade da epidemia.

A ação foi promovida pelo Estruturação - Grupo LGBT+ de Brasília, o Centro Brasiliense de Defesa dos Direitos Humanos (CENTRODH) e a AHF Brasil, em protesto contra a redução drástica dos recursos discricionários para o enfrentamento ao HIV/AIDS e outras ISTs, que passaram de R$ 94,5 milhões em 2023 para R$ 37,1 milhões em 2024.

Michel Platini, presidente do Estruturação - Grupo LGBT+ de Brasília, alertou:

"O estigma tem impactos devastadores na vida de pessoas vivendo com HIV. É preocupante que, após 40 anos, ainda vivenciamos uma epidemia que poderia ser controlada com prevenção, tratamento e políticas públicas eficazes. A vida é o bem maior que essa sociedade precisa cuidar, e é urgente que a luta contra o HIV/AIDS seja tratada com a seriedade que merece.”

Beto de Jesus, diretor da AHF Brasil, complementou:

"Nenhuma medida de austeridade pode ser tomada sem avaliar o impacto nas populações vulneráveis. O enfrentamento do HIV/AIDS ainda sofre com os efeitos da pandemia de covid-19, que represou diagnósticos e tratamentos. Precisamos continuar vigilantes e comprometidos com a Agenda 2030.”

A mensagem “A Vida Vale +” também reivindica o licenciamento compulsório de medicamentos inovadores, como o Lenacapavir, e reforça a necessidade de garantir dignidade às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

A luta é agora!


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page