top of page

A força do teatro negro feminino em Brasília

Em Brasília, o teatro negro floresce como um espaço celebração da cultura afro-brasileira. Duas produções recentes, Baraúna Boi Valente e Joana, exemplificam essa expressão artística, que não apenas conta histórias, mas também resgata memórias, desafia estereótipos e fortalece a identidade de um povo. Ambas as obras, idealizadas e protagonizadas por mulheres, destacam a força feminina e a importância da preservação de tradições.

 

Baraúna Boi Valente, idealizado e interpretado pela atriz Aline Marcimiano, sob a direção de Hugo Rodrigues, é uma narrativa épica que mergulha nas raízes da cultura popular brasileira. A história de Baraúna, uma força ancestral feminina, é um chamado à celebração da vida, da cultura e da resistência. A personagem atravessa o tempo e o espaço, testemunha as dores da escravidão, lidera rebeliões e celebra a autonomia feminina.

 

A obra, dividida em sete atos, é uma jornada mítica que resgata saberes ancestrais e vinga a violência contra mulheres negras. Com uma linguagem poética e imagética, Baraúna Boi Valente convida o público a refletir sobre a importância de preservar as tradições e honrar as memórias que nos constituem. As sessões de estreia são dia 21 de março, no Complexo Cultural da Samambaia, às 20h, e 22, sábado, no Salão da Administração do Riacho Fundo I, também às 20h.

 

Já Joana, do Grupo Embaraça, revive a emblemática figura de Joana d'Arc em um contexto contemporâneo, onde a intolerância e o esquecimento são as fogueiras a serem enfrentadas. Com direção de Fernanda Jacob e atuação de Tuanny Araujo, a peça usa a força das palavras e da imaginação como escudo contra a opressão. A personagem, interpretada por Tuanny, desafia as convenções sociais e mesmo em um cenário de ruínas, acredita na construção de um mundo novo através da força dos livros. A obra, que estreou em novembro do ano passado, retorna desta vez no palco do SESC Estação 504 Sul nos dias 21, 22 e 23 de março.

 

Ambas as produções são exemplos do poder transformador do teatro negro, que não apenas entretém, mas também educa, inspira e empodera. A idealização e atuação feminina em Baraúna Boi Valente e Joana destacam o papel central das mulheres negras na preservação e renovação da cultura afro-brasileira. Aline Marcimiano e Tuanny Araujo, cada uma à sua maneira, encarnam personagens que desafiam o status quo e reafirmam a importância da memória coletiva e da resistência cultural.

 

Além das peças, o Seminário de Dramaturgia e Teatro Negro, promovido pelo Grupo Embaraça, reforça o compromisso com a formação e o incentivo à produção teatral negra. Com a participação de figuras renomadas como Cristiane Sobral e Meimei Bastos, o seminário busca impulsionar novas criações cênicas e fortalecer a presença de artistas negros no cenário cultural brasileiro.

 

Em um momento em que a luta por representatividade e igualdade ganha cada vez mais força, o teatro negro em Brasília se consolida como um espaço de resistência e celebração. Através de obras como Baraúna Boi Valente e Joana, e iniciativas como o Seminário de Dramaturgia, a cultura afro-brasileira é não apenas preservada, mas também reinventada, garantindo que suas raízes continuem a florescer e inspirar as gerações futuras.

 

 

Serviços:

 

Espetáculo Baraúna Boi Valente

Dias, locais e horário: 21 de março, às 20h, no Complexo Cultural da Samambaia; e 22 de março, às 20h, no Salão da Administração do Riacho Fundo 1

As sessões terão acessibilidade física, intérprete de Libras e audiodescrição

Entrada franca, mediante retirada de ingresso em https://linktr.ee/raizesdoencanto

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Este projeto é realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo do Distrito Federal

 

Espetáculo Joana

Local: SESC Estação 504 Sul

Dias e horários: sexta e sábado, 21 e 22/3, às 20h, e domingo, 23, às 19h

Ingresso: R$ 20 (meia-entrada), no Sympla

Duração: 1h10

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Temporada realizada com fomento do edital Funarte Retomada

 

Seminário: Dramaturgia e Teatro Negro

Dia e horário: terça-feira, 25/3, das 19h às 21h

Local: SESC Estação 504 Sul

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Entrada gratuita

O seminário realizado com fomento da Lei Paulo Gustavo do Distrito Federal


Comments


© 2025 por Rodac Comunicação Criativa

bottom of page