top of page

A exposição Indomináveis Presenças encerra sua temporada de estreia no CCBB Brasília



            Em grande estilo, com espírito de celebração e em sintonia com a proposta curatorial de Indomináveis Presenças, a exposição se despede do Centro Cultural Banco do Brasil, onde ocupou o Pavilhão de Vidro por 55 dias, com um Ballroom dia 11 de dezembro (sábado). A mostra fica em cartaz até domingo (12), com visitação das 9h às 21h e de entrada franca mediante retirada de ingresso em www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do Centro Cultural.

 

            Idealizada pela AfrontArt - Quilombo Digital de Artes, com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a exposição leva visitantes a experimentarem o mundo dissidente que emerge das margens das artes visuais no Brasil.

 

Para compor essa experiência, as curadoras convidaram um coletivo diverso de artistas, oriundo de diferentes territórios do Brasil e que habita corporeidades racializadas. Ao explorar o conjunto de obras expostas, notabiliza-se a aposta curatorial em revelar uma abundância imaginativa e sensível, que desafia o olhar colonial.

 

            Como forma de coroar o êxito da temporada de estreia nacional da exposição, a produção convida a todos e a todas para um Ballroom de encerramento organizado pela Casa de Onijá. Um premiado coletivo de multiartistas indígenas, negras e LGBTQIAPN+ que, desde 2019, realiza formações a partir da cultura voguing, performances, oficinas e eventos culturais com temas sobre diversidade sexual e de gênero, direito à cidade e vidas positHIVas no Distrito Federal.

 

            Na programação do evento, estão as artistas Webert da Cruz (Lea), Werick Mendes (Wifi), Giulliana Lethicia da Silva Mendes (Ramona), Fextawewe Tapuya Guajajara (Fetxa),

Muriti Mendes Sousa, Ciellen Selene da Costa Silva (Ciel), Karine Araújo dos Santos e Thayná Nogueira Gayoso Sousa. O BallShow vai contar com três jurados, para as diferentes categorias, além de uma fechada de Vogue Performance com oito artistas convidadas pela Casa de Onijá.

 

O BallShow é uma imersão no universo da cultura Ballroom, trazendo uma amostra das experiências e expressões dessa comunidade. Nesta, a Casa de Onijá ocupa o espaço com uma performance de abertura, celebrando a autenticidade e o poder de corpos LGBTQIAPN+ em sua máxima expressão artística. Entre voguing, música e presença, o espetáculo revela a ancestralidade e resistência das identidades queer e negras, desafiando normas e exaltando o orgulho de existir. O BallShow também abre espaço para a participação do público na categoria desfile. Assim, todos os presentes podem vivenciar a autenticidade e a celebração da vida em um ambiente de acolhimento e resistência.

 

A Casa de Onijá é um coletivo artístico e house pertencente a cultura Ballroom no Distrito Federal, sendo uma organização de multiartistas indígenas, negras e LGBTQIAPN+ de periferias, compondo a cena brasileira. Atua desde 2019 realizando formações a partir da cultura voguing, performances, oficinas e eventos culturais em diversos segmentos da sociedade civil com temas sobre diversidade sexual e de gênero, direito à cidade e vidas positHIVas. No último período foi premiada pelo Ministério das Cidades no Prêmio Periferia Viva (BRASIL, 2024), pelo Ministério dos Direitos Humanos no Prêmio Cidadania Periférica (BRASIL, 2024), está executando projeto aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo do Distrito Federal (DF, 2024), e produziu a BaileClava 5.0 no Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana - MarcoZero (DF, 2024). Ao atuar na educação a partir de linguagens artísticas do Ballroom e na produção cultural, impulsionamos jovens negros, indígenas e LGBTQIAPN+ das periferias.

 

Serviço:

 

Indomináveis Presenças BallShow

Local: Vão do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Dia e horário: sábado, 11 de janeiro de 2025, a partir das 17h

 

Temporada Indomináveis Presenças: até 12 de janeiro de 2025

Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h (entrada no espaço expositivo até 20h40)

Acesso: gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Informações: fone: (61) 3108-7600 | e-mail: ccbbdf@bb.com.br | site/ bb.com.br/cultura | Instagram/ @ccbbbrasilia | Tiktok/@ccbbcultura  | YouTube/ Bancodobrasil


Comments


bottom of page